A rainha Isabel II torna-se hoje a monarca com o reinado mais longo da história britânica.
O recorde da monarca, de 89 anos, será alcançado às 17h30 horas quando forem ultrapassados os 63 anos e 216 dias de reinado da trisavó, rainha Victoria, que permaneceu no trono até à morte, a 22 de Janeiro de 1901.
Isabel II tornou-se rainha com apenas 25 anos, em 1953, e o seu reinado testemunhou as mais importantes mudanças do século XX e do início do século XXI. A rainha de Inglaterra tem quatro filhos – Príncipe Carlos, Princesa Ana, Príncipe Eduardo e Príncipe André – oito netos – entre os quais o príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico – e cinco bisnetos.
Para assinalar a data a casa real britânica divulgou um novo retrato oficial da rainha, captado no passado mês de julho, numa das salas privadas do palácio de Buckingham. Na imagem, da autoria da fotógrafa de renome Mary McCartney (a filha mais velha de Paul McCartney), Isabel II surge sorridente ao lado da caixa vermelha, na qual se transportam os documentos oficiais dirigidos à rainha.
Este será um dia normal para a soberana, que na sua agenda tem marcada a inauguração de uma nova linha ferroviária na Escócia, sem estar prevista qualquer celebração especial.