Um relatório da UNICEF divulgado esta quarta-feira, dia 9, revela que a taxa de mortalidade infantil em Portugal continua a ser das mais baixas do mundo. Nos últimos 25 anos, a taxa reduziu-se em 76%, com uma média anual de redução de 5,6%.
O documento enviado à agência “Lusa”, sob o título “Levels and Trends in Child Mortality Report 2015” (Níveis e Tendências na Mortalidade Infantil 2015), refere que o país passou de uma taxa de 15 crianças mortas antes dos cinco anos por mil habitantes, em 1990, para quatro crianças mortas, em 2015, o que situa Portugal entre os melhores ao nível deste indicador.
O nosso país integra um grupo de 14 países que apresenta o terceiro melhor indicador de taxa de mortalidade abaixo dos cinco anos, juntamente com a França, Alemanha, Holanda ou Espanha.
A lista é liderada pelo Luxemburgo, Islândia e Finlândia, com uma taxa de mortalidade de duas crianças mortas antes dos cinco anos por mil habitantes. Em segundo lugar estão outros sete países com uma taxa de mortalidade de três crianças mortas antes dos cinco anos por mil habitantes, como é o caso de Noruega, Suécia, República Checa ou Eslovénia.
Em termos globais, a taxa de mortalidade infantil no mundo desceu para metade em 25 anos. O mesmo documento indica que o número de mortes de menores de cinco anos diminuiu de 12,7 milhões, em 1990, para 5,9 milhões, em 2015.