A Trivago selecionou os melhores hotéis em Portugal, que se destacam pela arquitetura e pelo design. São maioritariamente hotéis em áreas rurais, com uma forte ligação à natureza e ao espaço envolvente. São projetos inovadores, que usam materiais não convencionais, como o cimento cru ou a madeira reciclada. São projetos que consubstanciam a viragem da construção massificada para a apreciação da paisagem: uma mudança que se verificou na arquitetura portuguesa nos últimos anos e que não passou ao lado da hotelaria.
Fique a conhecer os hóteis eleitos:
Ozadi Tavira (Tavira) – Entre o mar e a serra, a dois passos de Tavira. É assim que está situado o Ozadi Tavira, um hotel originalmente construído em 1971 e projetado pelos arquitetos Barros da Fonseca e Paiva Lopes, mas recentemente reabilitado pelo arquiteto Pedro Campos Costa. Com o desafio de manter a linguagem característica dos anos 70 mas modernizar e reafirmar a ligação a Tavira e às tradições locais, este projeto foi distinguido, este ano, com o Prémio Fomento de las Artes y del Diseño de Arquitectura. A piscina, o terraço e o restaurante ao ar livre permitem aos hóspedes apreciar, ao mais alto nível, o clima característico da região.
Pedras Salgadas Spa & Nature Park (Vila Pouca de Aguiar) – Localizado em Vila Pouca de Aguiar, o Pedras Salgadas Spa & Nature Park é um projeto da responsabilidade do arquiteto Luís Rebelo de Andrade, que revela como a arquitetura inovadora e sustentável pode harmoniosamente conviver com a grandeza de um parque centenário. No total tratam-se de 12 módulos ecológicos e duas casas nas árvores que se fundem literalmente com a natureza, para uma experiência inesquecível.
L’And Vineyards (Montemor-o-Novo) –
No coração do Alentejo, em torno de um jardim de vinhas e de um grande lago, está localizado o L’And Vineyards, um wine resort, com apenas 22 suites, que combina arquitetura e natureza, num ambiente intimista, sóbrio e luxuoso.
Os interiores têm a assinatura do arquiteto Marcio Kogan e foram criados a partir de pedra natural de ardósia e madeira, contando com um conjunto de peças de arte, tecidos e mobiliário exclusivos. Cada quarto tem um teto retrátil para que os hóspedes possam dormir debaixo do céu estrelado do Alentejo.
Design & Wine Hotel (Caminha) –
Da responsabilidade do atelier Barbosa & Guimarães Arquitectos, o Design & Wine Hotel é considerado o primeiro hotel rotativo high tech em Portugal. Localizado em Caminha e inaugurado em Maio de 2012, o Design & Wine Hotel apresenta cinco quartos premium – Letras, Fotografia, Dança, Cinema e Música Contemporânea são as temáticas – localizados numa estrutura rotativa que gira até 35 graus. Graças a esta estrutura, inovadora em Portugal, poderá deitar-se a contemplar o Monte de Santa Tecla, na Galiza, e acordar virado para a foz do Rio Minho.
Rio do Prado (Óbidos) – Inaugurado em 2012, o Rio do Prado é um projeto de turismo criativo e sustentável, com assinatura do arquiteto Jorge Sousa Santos. Aqui a arquitetura, a sustentabilidade ambiental e a agricultura biológica são conceitos que se unem num convite para experienciar novos modos de vida. Os quartos, designados suite dreams, estão perfeitamente integrados no cenário campestre – plantas revestem as coberturas e, na entrada, uma árvore atravessa a estrutura. O interior é em open space, permitindo uma fruição total da paisagem.