A 39.ª edição do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho arranca hoje e, até o dia 15, terá 88 filmes em competição, entre os quais 43 inéditos em Portugal e 14 em estreia mundial.
Segundo a organização do evento, que tem a sua sala principal no Centro Multimeios de Espinho, as obras a concurso resultam de uma seleção entre 1.237 filmes provenientes de 61 países.
Ao nível das produções nacionais, concorrem entre si 24 obras, das quais 10 são candidatas ao Prémio António Gaio e 14 ao de Jovem Cineasta Português. Já no que se refere à disputa internacional, esta envolve 53 curtas-metragens e cinco longas.
A sessão de abertura do Cinanima aposta no filme “O reino gelado 2”, do russo Alexey Tsisilin, que é indicado para maiores de 6 anos e relata uma história envolvendo rainhas, “trolls” e consequências da mentira.
A programação global do evento faz-se de um total de 280 filmes, sendo que pelas sessões não-competitivas irão passar filmes de realizadores que já venceram ou foram finalistas ao Oscar das Curtas-Metragens, como é o que caso de Adam Elliot (Austrália), Paul Driessen (Holanda e Canadá), Cordell Barker (Canadá), Theodore Ushev (Rússia e Canadá), Sylvain Chomet (França e Reino Unido), Paul Bush (Reino Unido), Georges Schwizgebel (Suíça) e Job, Joris & Marieke (Holanda).
As sessões “Panorama” serão dedicadas, por sua vez, à atualidade da produção de animação na Holanda e na Irlanda, assim como a filmes que fizeram a história do cinema animado da Catalunha.
Prevê-se ainda a exibição do programa de cinema polaco “Across the borders”, a apresentação dos filmes finalistas do Cartoon D`Or 2015, um ciclo dedicado a filmes de realizadores portugueses dispersos pela diáspora e outro inspirado nas bandas desenhada de Corto Maltese e Astérix, entre outros heróis dos quadradinhos.