Depois de uma estreia (em cinema) marcada por um estrondoso sucesso, Dânia Neto regressa ao grande ecrã para dar vida a “outra” Rosa, no filme “Leão da Estrela”. “Esta personagem é completamente diferente da Menina Rosa do Pátio das Cantigas, elas são como da água para o vinho”, explica a atriz.
Neste segundo argumento da trilogia de “Novos Clássicos”, de Leonel Vieira, Dânia interpreta uma jovem “muito louca e hilariante, mas com um lado muito puro, na medida em que não tem filtros”: “Ela é tão outra coisa, é uma personagem muito arriscada que me deixa expectante no que se refere à reação do público”.
Habituada a papéis mais cómicos, os quais têm tido maior prevalência no seu percurso, “em particular nos últimos cinco anos”, a atriz explica que “embora goste do registo”, o seu desejo passa por “experimentar outras coisas”. “Tenho feito muita comédia e gostava de fazer coisas diferentes. Portugal achou que encontrou uma atriz cómica, e não digo que não, mas a verdade é que sei fazer outras coisas muito bem” garante.
E se as oportunidades teimarem em não chegar, Dânia não põe de lado a hipótese de rumar a outros países: “Há um leque infinito de personagens as que poderia desempenhar, desde as mais dramáticas às vilãs da história, e espero sinceramente que o meu país me dê oportunidade de fazer vários registos e que não tenha de ir para fora para que um dia digam, ‘ela fazia muito bem aquilo mas levou cinco anos a fazer só comédia’”, lamenta, frisando que embora não procure as oportunidades no estrangeiro, “se surgirem não direi que não”.
Ser mãe sim, “mas não para já”
Aos 32 anos, Dânia Neto mostra-se orgulhosa dos feitos que tem conseguido até aqui tanto a nível profissional, como pessoal. A atriz mantém uma relação (discreta) de alguns anos com o empresário Marcelo Resende.
A gravar a novela “Poderosas”, onde veste a pele de Bruna, até ao final do ano, e com outros projectos que não pode ainda revelar para o próximo ano, Dânia confessa que a maternidade é um sonho que acalenta “mas não para já”: “Acho que ainda tenho algumas coisas para viver e projetos que gostava de concretizar antes de ser mãe”, explica a estrela da SIC.
Esperançada que 2016 “seja um ano de afirmação e concretização”, a atriz acredita que “tudo virá a seu tempo, incluindo a maternidade”.
Fotos: Alexandra Martins do Vale