A personagem de Rita Blanco em “Coração d’Ouro” vai vivendo de “desgraça em desgraça”. No entanto, a atriz, de 52 anos, defende que “Maria nunca foi uma coitadinha”. “Ela deixou-se pisar, como todos nós deixamos a certa altura da nossa vida, mas tem vindo a aprender com as coisas que lhe aconteceram e já descobriu o verdadeiro presente do doutor António”, contou à Move Notícias a artista, deixando algum mistério sobre o que ainda está para vir na trama da SIC.
No entanto, a protagonista fez algumas revelações, à margem do lançamento do vinho “Coração d’Ouro”: “A Maria vai ser outra vez enganada pela Catarina (Mariana Pacheco)”. Mãe e filha vão estar mais unidas nos próximos capítulos da novela, contudo Catarina volta a mostrar o seu lado mau e vai roubar a fortuna da progenitora.
“Alguma responsabilidade sobre esta filha ela há-de ter, porque os filhos são fruto da educação que têm. A minha personagem vive muito esse drama, acha-se responsável de alguma maneira, por não dado um pai à filha, mas ela também tem genes do outro”, disse referindo ao vilão Henrique (João Reis), que dá vida ao pai de Catarina na novela líder de audiências.
Outra novidade é que a personagem vai deixar o restaurante “Sirga” e tudo indica que a relação com Luís (Miguel Guilherme) vai chegar ao fim.
Atriz orgulhosa da pronúncia
Ao contrário do que estava pensado para a sua personagem no início da história, Rita Blanco, considerada por todos como uma das maiores actrizes portuguesas, fez questão de dar pronúncia do Norte a Maria e agora nem pensa em largar o sotaque, que já a contagiou no seu dia-a-dia. “Foi mais difícil convencer as pessoas da novela a deixarem-me fazer o sotaque, do que fazê-lo. Às vezes chego a casa e ainda falo com a pronúncia e a minha filha, Alice, até me pede para desligar a ficha”, confessou, entre risos.
Em comum com Maria, Rita diz ter o espírito trabalhador: “Sou muito trabalhadora e construo bem a personagem para ter a certeza que não me perco”. Este esforço está a compensar, uma vez que “Coração d’Ouro” o público se tem mostrado rendido à trama. “As pessoas são muito simpáticas e eu fico muito grata”, rematou, visivelmente feliz com o sucesso da sua personagem.
Fotos: José Gageiro