A Google revelou o “Ano em pesquisa” e mostra quais os assuntos que os portugueses mais procuraram no motor de busca.
Este ano, em Portugal, o lançamento do Netflix, o óbito de figuras nacionais, o futebol, os filmes, os jogos e a tecnologias marcaram o ano, a pesquisa de 2015 ficou ainda marcada por um “reality show” televisivo. Se na pesquisa do ano passado foi a “Casa dos Segredos” que prevaleceu, este ano continuou ainda a liderar as tendências de pesquisa a sequela do programa televisivo, “Desafio Final”.
Na lista de tendências de pesquisa surge em quarto lugar duas palavras, “Charlie Hebdo”, o nome de uma revista satírica alvo de um ataque terrorista em janeiro, que provocou 12 mortes. A frase “je suis Charlie” ficou célebre desde então.
Depois do massacre a morte em circunstâncias polémicas da atriz Maria Zamora e a morte também do ator Nuno Melo fizeram catapultar os seus nomes para os “10 mais” nacionais da Google.
Já na área do cinema “As 50 sombras de Grey” e “Velocidade Furiosa” foram os filmes mais procurados. Também o iPhone 6S e o novo sistema Windows suscitaram interesse.
Nas tendências de pesquisa por figuras públicas a lista da Google: dos 10 nomes mais pesquisados, sete foram mortes ocorridas este ano (Maria Zamora, Nuno Melo, Delfina Cruz, Manoel de Oliveira, Maria Barroso, Filipa Vacondeus e Mariano Gago). Depois surgem ainda a atriz Sofia Ribeiro (que revelou ter um cancro) e a política Joana Amaral Dias (que se despiu para uma revista).
No futebol, o nome do treinador Jorge Jesus também foi muito procurado, ainda que nas palavras mais pesquisadas (no futebol), em termos absolutos, seja o nome de Cristiano Ronaldo que surge em primeiro lugar, seguido de Messi, Maxi Pereira e Iker Casillas.
Quanto a viagens, os portugueses mostraram interesse em Paris, em Barcelona e na Madeira: Já as figuras internacionais mais pesquisadas forma Taylor Swift e Selena Gomez.