No fim de semana em que se celebram as Janeiras saiba quais a atividades que pode aproveitar sem… gastar dinheiro.
Concerto de Reis pela Orquestra Clássica do Sul
Desde a abertura de “As Bodas de Fígaro” e do general “Coriolano”, aos andamentos de “Coppelia” e de “Orfeu e Eurídice”, e ainda as aventuras de “Peer Gynt”, de Mozart, Beethoven, Delibes, Gluck e Grieg, estes são os presentes que o público receberá para um brilhante novo ano. O espectáculo decorre no Auditório do Centro Cultural de Redondo dia 10 de janeiro, pelas 17h00, e tem entradas gratuita.
Cantar os Reis em Santo Tirso
De forma a preservar e manter viva uma das tradições mais enraizadas no concelho, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove o já habitual encontro “Cantar os Reis”, juntando os grupos folclóricos etnográficos do concelho. Os concertos, de dia 8 janeiro às 21h00 no Centro Cultural de Vila das Aves; sábado,dia 9, às 21h00 no átrio da câmara municipal e domingo, dia 10, pelas 15h00, no Átrio da Câmara Municipal, têm entrada livre.
Encontro de reizeiros em Arouca
Este sábado pelas ruas de Arouca, entre as 21h00 e as 23h00, não vão faltar reis nem cantares. Os vários grupos de cantadores de janeiras do concelho de Arouca saem à rua, e animam os estabelecimentos comerciais da vila.
Janeiras em Vila Nova de Gaia
Gaia celebra a época dos reis com várias iniciativas: O XXVI Encontro Cantadores de Janeiras da Vila de Grijó decorre este sábado, dia 9, pelas 21h30, no Auditório Paroquial de Sto. António, e conta com o Coro da Tuna Juvenil de Sermonde, o Grupo Recreativo e Cultural do Loureiro, o Grupo Etnográfico de Lorvão e o Grupo de Trajes e Cantares de Cambra. Em Perosinho, a Igreja Matriz de Perosinho encerra os Cantares de Natal e Reis com um concerto a ter lugar no domingo, dia 10, pelas 11h00. Também no domingo há um Encontro de Janeiras no Salão Paroquial de S. Félix da Marinha, pelas 15h00, que conta com o Rancho Folclórico de S. Félix da Marinha, o Rancho Folclórico da Juventude em Marcha de Crestuma, o Rancho Folclórico As Trigueirinhas do Pisão e o Rancho Folclórico de Gens.
Música no Porto
Este sábado, dois projetos artísticos “sub-16” vão atuar junto à Árvore de Natal do Porto. A Avenida dos Aliados vai receber a iniciativa “Música na Rua – Ano Velho, Novas Músicas”, resultante de uma parceria entre a Câmara do Porto (através da PortoLazer) e o Colégio Luso Internacional do Porto. Às 17h30, momento em que se liga a iluminação de Natal da cidade, vai atuar o grupo Banda Desenhada e, meia hora depois, será a vez do projeto CMúsica. Os dois projetos artísticos estão integrado no ClipClubs, programa do colégio.
Dança em Lisboa
A primeira semana de aulas do ano na academia M Dance é gratuita! Até dfia 9 de janeiro, sábado, pode experimentar ballet, hip hop, salsa, lyrical jazz, sapateado, power fit, bollywood entre tantos outros géneros. Saiba tudo na página de Facebook da M Dance.
Retornar – Traços de Memória em Lisboa
Retornar – Traços de Memória propõe, ao longo de quatro meses e em vários espaços, uma reflexão sobre os 40 anos da vinda das ex-colónias portuguesas de África, através de debates, teatro, performances, visitas comentadas e intervenção urbana na zona ribeirinha. Retornar – Traços de Memória é uma iniciativa da EGEAC, desenvolvida pelas Galerias Municipais de Lisboa, que assinala os 40 anos do movimento que ficou conhecido por retorno das ex-colónias portuguesas e teve o seu auge na ponte aérea de 1975. Até 29 fevereiro, na Galeria Av. da Índia de terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e sábado e domingo entre as 14h00 e as 18h00.