Esta sexta-feira, o futebolista Cristiano Ronaldo celebra o 31.°aniversário e a Move Notícias não quis deixar passar a data em claro.
Adorado por uns e invejado por outros, aquele que é um dos melhores do mundo tem uma vida recheada de momentos que merecem ficar na história e que a nossa revista resume para assinalar esta data especial. E, pela lista, a existência de um ídolo também nas redes sociais é recheada de pormenores, alguns deles vistos no filme “Ronaldo” que estreou o ano passado.
1. Nasceu no Hospital da Cruz de Carvalho, Madeira às 10h20, do dia 5 de fevereiro de 1985.
2. É o mais novo de quatro irmãos. A mãe, Dolores Aveiro, então com 30 anos, quis abortar. O médico não a apoiou na decisão e ela ainda tentou perder o bebé com receita caseira: bebendo cerveja preta quente e correndo até o corpo não aguentar. Mas, quem vingou foi o bebé, hoje um dos mais cobiçados homens do mundo.
3. O pai chamou-lhe Ronaldo porque era fã do ator e Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan. O primeiro nome, Cristiano, foi escolhido por uma tia, que trabalhava num orfanato.
4. Tinha apenas 10 anos quando recebeu a primeira proposta de trabalho. Em 1995, o Marítimo ofereceu 270 euros ao Andorinha, o clube onde começou a jogar, mas o ainda menino preferiu mudar-se para o Nacional, recebendo chuteiras e equipamento por dois anos.
5. Em agosto de 1997, Ronaldo arrumou toda a roupa que tinha numa só mochila e veio sozinho para Lisboa atrás do sonho do futebol. Para trás, ficou a vida pobre no bairro de Santo António.
6. Sempre foi mau aluno. Ainda na Escola dos Barreiros, perto do estádio do Marítimo, faltava muito às aulas, fugia dos professores e mentia aos pais sobre as negativas e os trabalhos que ficavam por fazer, o que até nem era grave.
7. Já na escola em Lisboa, foi gozado pelo sotaque madeirense por uma professora. Atirou uma cadeira e foi expulso da sala.
8. Como ainda não existia a Academia, em Alcochete, o jovem atleta ficou na residência do clube dentro do antigo estádio de Alvalade, ao lado dos campos de treino, onde dividia o quarto com mais três colegas.
9. Com saudades de casa, nos primeiros tempos na capital, carregava o cartão do telefone para ligar à família de uma cabine ao pé do estádio.
10. Sofreu um grande susto aos 15 anos: após sentir-se mal numa partida pelo Sporting num torneio de formação, foi submetido a exame que revelou um problema no miocárdio, que lhe provocava picos elevados de aceleração do seu coração. Depois de uma cirurgia a laser, recuperou-se totalmente e voltou normalmente ao campo para assumir uma fulgurante carreira.
11. Estreou-se como profissional aos 17 anos, pelo Sporting, no jogo de apuramento para a Liga dos Campeões, a 14 de agosto de 2002, ante o Inter de Milão.
12. No Campeonato Nacional, debutou a 30 de setembro de 2002. Foi contra o Sporting de Braga com os leoninos perderam 4-2.
13. A 7 de outubro de 2002 assinou o primeiro golo na Primeira Liga, ante o Moreireinse. Nessa partida, bisou pela primeira vez.
14. No verão de 2003, destacou-se no amigável Sporting-Manchester United, em Alvalade, suscitando o interesse de Sir Alex Ferguson que depressa conseguiu a sua transferência para Inglaterra. Recebia 150 euros no Sporting e passou a auferir 150 mil no United.
15. A estreia na Premier League pelos “Red Devils” aconteceu a 16 de agosto de 2003 frente ao Bolton Wanderers. Entrou aos 60 minutos, mas mostrou que era craque.
16. Quatro dias depois, assinalava a primeira internacionalização nos A da seleção nacional ainda num amistoso.
17. Na mesma altura, foi proibido por Ferguson de promover o jogo FIFA 2004 numa loja de Manchester, pois achava que ele era demasiado novo.
18. Em 2004, começou a somar troféus: foi eleito para a melhor equipa do Euro-2004 e também para a equipa da UEFA do ano; recebeu o prémio Matt Busby (melhor jogador do Manchester United), o Troféu Bravo, entregue pela revista italiana Guerin Sportivo ao melhor jogador jovem da Europa, o Prémio FIFPro (melhor jogador jovem do mundo) e foi distinguido como Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
19. O pai, José Dinis, faleceu a 6 de setembro de 2005, vítima de alcoolismo. Ronaldo estava na Rússia, ao serviço da seleção nacional, e soube do ocorrido por Luiz Felipe Scolari. Mesmo de luto, quis jogar no dia seguinte. “Apesar da dor, jogarei em honra do meu pai”, disse.
20. Aos 20 anos, foi detido por suspeita de violação, um facto que o futebolista negou junto das autoridades, provando a sua inocência.
21. A par da ascensão nos relvados, no início de 2006, foi muito falado pelo namoro assumido com Merche Romero. A apresentadora foi o seu primeiro amor oficial. Depois só se comprometeu aos olhos de todos com Nereida Gallardo e Irina Shayk. A manequim russa foi aquela com quem viveu o romance mais longo. Ao fim de quase cinco anos, o casal separou-se, no início de 2015.
22. Marcou o primeiro hat-trick quando ainda jogava pelo Manchester United, na vitória por 6-0 sobre o Newcastle em 12 de janeiro de 2008.
23. Em 2009, tornou-se a transferência mais cara de sempre do futebol (96 milhões de euros) ao mudar-se para o Real Madrid.
24. A 6 de Junho foi apresentado no estádio Santiago Bernabéu perante 80 mil adeptos.
25. Em dezembro de 2009 lançou, em Madrid, a biografia “Sonhos cumpridos”.
26. Em 2010, pouco depois de Portugal ser eliminado do Mundial na África do Sul, surpreendeu o mundo ao anunciar, através das redes sociais, que tinha sido pai de um menino nascido a 17 de junho e cuja identidade da mãe continua desconhecida.
27. A paternidade tornou-o mais maduro e sensível a causas sociais. Em 2013, tornou-se embaixador da Save the Children, contra a fome e a pobreza que atingem crianças no mundo inteiro.
28. A 11 de dezembro de 2013, converteu-se no maior goleador numa fase de grupos da Liga dos Campeões com 9 golos marcados.
29. Tem uma frota automóvel valiosa e até ofereceu à mãe um Porsche como presente de aniversário, em dezembro.
30. Tem quatro botas de ouro e três bolas de ouro.
31. O seu prato preferido é bacalhau à Brás.