A 36.ª edição do Fantasporto arranca hoje, em modo pré-Fantas, com o início da retrospetiva dedicada ao realizador macedónio Milcho Manchevski.
Às 21h30, no pequeno auditório do Rivoli – Teatro Municipal, no Porto, vai ser exibido “Children of the Night”, do espanhol Iván Noel (em concurso com “They returned”).
Quinze minutos depois, no grande auditório do Rivoli, é apresentado “Dust”, de Milcho Manchevski, realizador já nomeado para um Óscar (por “Before the rain”, que “encerra simbolicamente” o festival deste ano, mas é também exibido na terça-feira às 21h45). O filme centra-se em “duas histórias paralelas de redenção” e conta com a participação de Joseph Fiennes (“A Paixão de Shakespeare”) e Vera Farmiga (“Nas Nuvens”)”.
Na sexta-feira, inicia-se a secção competitiva do certame, com a antestreia mundial de “Gelo”, de Luís e Gonçalo Galvão Telles, sobre Catarina, “uma jovem nascida do ADN retirado da idade do gelo, que cresce num palácio isolado, onde é submetida a vários testes, até que reencontra o passado”.