Já lá vai o tempo em que acampar era sinónimo de tenda e saco de cama.
Hoje em dia, é possível dormir no meio da natureza mas com todo o conforto de um hotel. Da junção das palavras inglesas “glamorous” e “camping”, glamping representa esta nova vaga do turismo ecológico com eco-estruturas luxuosas, integradas no meio ambiente.
Tendo em conta a tendência, nem Portugal ficou de fora. Conheça alguns locais onde poderá desfrutar de uma estadia tranquila, ao ar livre, com a conveniência, conforto e comodidade dos hotéis.
Natura Glamping (Portugal): É do alto da serra da Gardunha (a 925 m de altitude), no Fundão e a 3 horas de carro de Lisboa, que se situa o Natura Glamping. Aqui poderá contemplar, de forma única, a serra e a linha do horizonte a partir de domos, estruturas com 35 metros, com capacidade para quatro pessoas. Equipadas com duche de hidromassagem, minibar, salamandra, ar condicionado e uma janela panorâmica, estas estruturas são um verdadeiro refúgio que se funde com a natureza. Aqui poderá aproveitar a intrínseca tranquilidade do local e descansar ou optar por uma estadia mais ativa, com direito a caminhadas, passeios de BTT e segway ou uma visita às históricas aldeias de xisto. Prepare-se para uma experiência inesquecível.
Canonici di San Marco (Itália): Nos arredores de Veneza, encontramos o Canonici di San Marco – um espaço com impacto ambiental zero, bem integrado com o meio ambiente e assumidamente eco-friendly. Entre os campos de milho, pomares e olivais, o Canonici di San Marco é uma fusão de ecologia e design, com mobiliário confortável, luxuoso e requintado.
Harmony Glamping Tulum (México): A menos de duas horas de carro de Cancun, está situado o Harmony Glamping Tulum – mesmo entre as praias de areia branca de Tulum e a sua exuberante selva. Nesta fazenda mexicana, cada tenda tem um estilo e decoração próprios, mas em todas elas poderá contar com uma cama Queen size e lençóis de algodão. O Glamping Tulum opera na filosofia verde: aqui os móveis são reciclados e a água da chuva, recolhida no jardim, é reutilizada.
Sandat Glamping Tents (Bali, Indonésia): Este é o sítio ideal para deixar todas as preocupações para trás e estar em plena harmonia com a natureza. Neste, que é o primeiro glamping de Bali – considerado um dos mais exclusivos destinos do mundo-, não entram televisões ou telemóveis, uma vez que o Sandat Glamping opera numa filosofia verde. Rodeadas de campos de arroz e relva, as tendas, estilo safari, estão decoradas com os tons da natureza. O terraço proporciona uma vista única do ambiente em redor.
Conestoga Ranch (Estados Unidos da América): Se procura umas férias para relaxamento, aventura ou uma combinação de ambos, o Conestoga Ranch poderá ser a resposta. Com vista para as águas azul-turquesa do Bear Lake, este resort glamping é ideal para partilhar uma estadia com amigos ou família. Com vários tipos de acomodação disponíveis – algumas com casa de banho e chuveiro privados – o Conestoga Ranch é uma alternativa ao convencional quarto de hotel. Nesta combinação entre excecionais condições e o ambiente ao ar livre, fica o convite para relaxar e desfrutar da vista e do ambiente únicos.
Grove Lane Glamping Tented Camp (Irlanda): É no sudoeste da Irlanda, nas imediações da cordilheira mais alta do país – a Macgillycuddy -, que se situa o Grove Lane Glamping. Com um pomar privado, ao redor das tendas, este local é perfeito para um casal ou uma família (visto que as tendas têm capacidade para quatro pessoas). Com máxima privacidade e uma decoração cosy, aqui o amanhecer é partilhado com uma imponente vista para as montanhas. Antes de fazer as malas, não se esqueça de umas botas de caminhada para explorar, com o máximo conforto, o Parque Nacional de Killarney.
Vedetta Lodges (Itália): Na Toscana, numa colina com vista para o mar reina a tranquilidade. É esta é a promessa do Vedetta Lodges, um glamping de cinco estrelas, com sete suites de 50 metros quadrados, varanda suspensa, casa de banho privada e uma vista de cortar a respiração. Virados para o mar ou para a aldeia de Scarlino (a apenas 4km), estas estruturas estão rodeadas de 15 hectares de floresta e um grande olival. Aqui poderá também explorar as longas praias de areia e as pitorescas baías que estão por perto, mas acreditamos que será difícil pois no Vedetta Lodges cada suite tem cama gigante, com quatro metros quadrados.
Knight’s Glamping At Leeds Castle (Reino Unido): No coração do Condado de Kent, no Reino Unido, o Knight’s Glamping está localizado no histórico terreno do Castelo de Leeds. A apenas uma hora de carro de Londres, este é o local ideal para os amantes dos tempos medievais. Mas não se deixe enganar pelo aspecto rígido das tendas. O que o espera lá dentro é uma confortável cama e um pequeno-almoço entregue à porta, numa cesta todas as manhãs. Durante o dia poderá explorar as histórias deste castelo com mais de 900 anos de idade e partilhar todas as novidades com os seus amigos, pois este hotel tem ligação Wi-Fi grátis.