Atualidade

Sporting de Braga conquista a Taça de Portugal 50 anos depois

O Sporting de Braga conquistou hoje a sua segunda Taça de Portugal de futebol, ao vencer o FC Porto no desempate nas grandes penalidades, por 4-2, depois do empate 2-2 no prolongamento.

O guarda-redes Marafona defendeu as grandes penalidades dos portistas Herrera e Maxi Pereira, enquanto Pedro Santos, Stojiljković, Hassan e Marcelo Goiano converteram os castigos máximos dos bracarenses, de nada valendo os penáltis marcados por Layún e Rúben Neves.

O Sporting de Braga, que não vencia a Taça de Portugal há 50 anos, desde 1965/66, esteve a vencer por 2-0, com golos de Rui Fonte, aos 12 minutos, e Josué, aos 58, mas André Silva empatou para os ‘dragões’, aos 61 e 90+1.

No final do encontro, o técnico bracarense, Paulo Fonseca, revelou-se um homem bastante emocionado “e com o sentimento de dever cumprido”.

Recorde-se que o técnico não vai continuar a treinar o Braga na próxima época, devendo seguir para o estrangeiro.

A contrastar com a festa bracarense, foi a desilusão da mancha azul e branca que cobriu metade do Estádio do Jamor, bem como dos jogadores portistas que, ainda no relvado, não conseguiram esconder a tristeza com lágrimas e desalento.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, um bracarense assumido com cartão de sócio, entregou o troféu à equipa num clima de grande festa.

Braga