Se é verdade que levar os animais de estimação de férias é uma tendência, também é um facto que, é nesta altura do ano que disparam os casos de abandono. Os dados da Direção-Geral de Alimentação Veterinária corroboram esta ideia, mostrando que o número de cães e gatos recolhidos tem vindo a aumentar anualmente.
No entanto, para algumas pessoas que consideram os seus animais como parte integrante da família, viajar sem eles pode ser algo doloroso ou até mesmo impensável.
Uma situação que tem vindo a ser contornada por várias unidades hoteleiras um pouco por todo o país.
Conheça alguns locais onde o seu “amigo de quatro patas” é bem vindo.
Quinta do Lobo Branco, Penafiel: Aqui dá-se primazia ao bem-estar, seja do corpo, seja da mente. Organizam-se retiros, dão-se aulas de ioga e incentiva-se a harmonia entre o homem e a natureza. Num cenário quase futurista, onde as casas parecem tendas gigantes, recebem-se de bom grado os animais, sem ser necessário pagar nenhuma sobretaxa, além da diária (€80). Mas, atenção, o seu animal de estimação não pode entrar nos alojamentos. Por isso, à porta existe um local com todas as condições e conforto, onde os amigos de quatro patas podem pernoitar.
Quinta do Caracol, Tavira: Situada junto ao centro de Tavira, a quinta do Caracol remonta ao século XVII. Trata-se de uma bonita propriedade em tons de branco e azul, rodeada por um jardim. O alojamento é feito em bungalows, de diferentes capacidades, separados entre si por pátios ou terraços floridos. Uma ótima escolha para o seu amigo andar à vontade.
Hotel Rural Maria da Fonte, Serra do Gerês: O Hotel Rural Maria da Fonte está instalada no espaço de uma antiga quinta minhota. O terreno compreende uma extensão de sete hectares, sendo este o principal atractivo do estabelecimento hoteleiro. Entre outras características, o Hotel Rural Maria da Fonte dispõe de um restaurante com 80 lugares, instalações históricas que poderão ser visitadas (como a antiga adega) e a possibilidade de praticar diversos desportos ao ar livre.
Quinta dos Amarelos, Portalegre: A Quinta dos Amarelos é um aldeamento Turístico Rural que fica situado a 500 metros da pitoresca aldeia alentejana de Vaiamonte e é composto por 11 montes independentes, com total privacidade, todos eles com magníficas vistas sobre a imensa planície. Existe também o Club House, um espaço de lazer comum, com sala de estar com lareira, bar e sala de jogos. Junto ao Club House, fica a piscina. A Unidade dispõe de vários canis para albergar os animais.
Casa D’Aldeia, Oliveira de Frades: Situada na aldeia de Souto de Lafões, esta casa de turismo rural oferece um acolhimento familiar em pleno ambiente campestre. Em redor, vale a pena partir à descoberta da beleza das serras da Gralheira, Caramulo e Freita. Imponente e senhorial, construída a granito e madeira, está decorada de um modo clássico e intemporal, oferecendo aos hóspedes a sensação de se terem evadido no tempo e no espaço.
Tembo Bed & Breakfast, Vimieiro: Tembo, que significa elefante, é um símbolo que tanto representa África como a Índia, paragens distantes por onde andaram os proprietários deste turismo no espaço rural e que tomaram, curiosamente, o lugar de um primitivo monte alentejano. Cinco espaços, todos diferentes, constituem este complexo. Se o loft, casa independente, tem um design contemporâneo, no quarto Bali, o exotismo é a imagem de marca. Já o quarto colonial tem como atracção uma antiga lareira transformada em duche… Um conjunto de salas e a cozinha equipada está à disposição dos hóspedes. Se escolheu a suite, suba pela escada entre as pedras para usufruir do terraço privativo. Na casa de banho de proporções generosas vai encontrar o jacuzzi. Provavelmente, a surpresa maior ainda está para vir. Sabia que pode ficar numa “cabana” com capacidade para quatro pessoas e com espaço para refeições, cozinha e barbecue? O exotismo prolonga-se na banheira e no duche ao ar livre. Esta casa tem ainda piscina privativa. Não há vida como a do campo.
Hotel Rural Quinta da Geia, Oliveira do Hospital: Ao chegar à Aldeia das Dez, depressa se compreende por que razão é apelidada de Aldeia das Flores. O quadro geral é delicioso: dos cerca de 500 metros de altitude a que se encontra, avista-se o rio Alvôco, a serra da Estrela, a serra do Açor e um não mais acabar de verde, entrecortado por pequenas construções de xisto e granito. O hotel, obra de dois empreendedores holandeses rendidos aos encantos da região, coroa a propriedade de sete hectares. Os quartos em estilo rústico requintado, muito confortáveis, oferecem vistas assombrosas sobre a paisagem. A sala de estar é apetecível para ler à lareira, ver televisão, jogar xadrez ou conversar. As paredes do afamado e acolhedor restaurante são também galeria de arte. Lá fora as muitas floreiras imprimem cores alegres ao granito e a esplanada debruça-se sobre as piscinas e o barbecue, cenário das já lendárias festas de mudança de estação da Quinta da Geia.
Quinta dos Machados Country House, Mafra: A Quinta dos Machados, a 20 minutos de Lisboa, é um lugar exclusivo pela sua arquitetura do século XVII e envolvente natural junto à Tapada Real de Mafra, no Gradil. Os 17 quartos e 2 casas são a sua Casa de Campo onde o passado e a modernidade convivem na perfeição. O Spa, espaço wellness de relaxamento e solário natural com jacuzzi, banho turco, sauna e ginásio procura oferecer um equilíbrio óptimo para o corpo, a mente e o espírito. O Cantinho dos Sabores é o restaurante da quinta que recupera a tradição da arte da boa mesa. Um convite a saborear os nossos pratos, destacando a cozinha portuguesa. Compotas, biscoitos, chás caseiros e o famoso pão de Mafra estão aos dispor dos hóspedes.
Vinha da Quinta, Sintra: Situada no coração da zona rural de Sintra, num enquadramento privilegiado para desfrutar de uma estadia tranquila, confortável e familiar, a Vinha da Quinta é composta por 4 quartos duplos com televisão, aquecimento e casa de banho privativa, piscina, sala com lareira e bar. Não deixe de saborear o pequeno almoço na piscina com vista para a Serra de Sintra. A Vinha das Quinta promove também diversas actividades para tornar a estadia ainda mais agradável, tais como: passeios de bicicleta, passeios a cavalo, passeio “Caminhos Rurais” ( zonas rurais e costeiras de Sintra e Cascais), passeios turísticos ao centro histórico de Sintra (Castelo dos Mouros, Palácio de Queluz, Palácio da Pena, Quinta de Seteais e Quinta da Regelaria, Palácio de Monserrate), visitas a Museus (Museu de Arte Moderna e Museu do Brinquedo). São ainda oferecidas excelentes condições para empresas, nomeadamente para a realização de reuniões de trabalho, acções de formação, entre outros eventos.
Boutique Hotel Quinta da Cebola Vermelha, Boliqueime:
Respire fundo e desfrute do aroma doce do pomar de laranjeiras a sua volta. Isto é Portugal, o Algarve no seu melhor estado. Ard, Noor, Bas e Charley IJssel de Schepper lhe dão as boas vindas na “Boutique hotel Quinta da Cebola Vermelha” Este é o melhor especial para descansar e sentir-se em casa.
Desfrute da cozinha, faça uma pequena refeção à beira da piscina ou delicie-se com um jantar perto da lareira. Também é o local perfeito para ficar e explorar a partir daqui o Sul de Portugal.
Vila Galé Clube de Campo, Beja: Localizado junto à Barragem do Roxo, esta unidade hoteleira integra-se num conceito de turismo natureza, permitindo aos seus hóspedes a prática de diversos desportos ao ar livre, o contacto com a vida no campo e com o ambiente rural. Remodelado em 2004 dispõe de 81 quartos com ar condicionado e muito espaço para que possa passear o seu “amigo de quatro patas”. Conta ainda com restaurante, bar, ginásio, piscina e campo de ténis.