De certeza que, no intervalo do seu programa favorito, teve que baixar o som porque nos anúncios publicitários o som estava demasiado alto comparativamente com a programação. Mas isso terminou.
Os operadores televisivos têm agora de normalizar o volume de som nos intervalos publicitários, após uma decisão que tenta diminuir as queixas dos telespetadores do aumento de volume entre a programação.
A medida já está em vigor desde quarta-feira, 1 de junho, cumprindo assim a diretiva da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
As novas regras foram aprovadas em fevereiro e obrigam à medição do sinal áudio de um programa, a qual “deverá ser feita na sua globalidade, sem ênfase em elementos específicos, tais como música, fala ou efeitos sonoros”, segundo a informação disponibilizada na página do regulador na Internet.
O objetivo desta diretiva, refere a mesma nota, é minorar o “incómodo gerado pela inconsistência dos níveis sonoros junto dos espetadores”, para que o som esteja num nível confortável entre a programação e os intervalos publicitários.
A nova norma aplica-se a todos os operadores de televisão e distribuição sob jurisdição portuguesa.