A autarquia de Santiago do Cacém, no Alentejo, transformou frigoríficos em fim de vida em pequenas bibliotecas, de utilização livre, que serão distribuídas por 12 espaços públicos das freguesias da cidade.
O Projeto “Levar, Ler e Devolver”, inaugurado na passada terça-feira (21) visa a promoção da leitura, democratizando o acesso dos munícipes e visitantes aos livros.
Aproveitando frigoríficos em fim de vida, os postos de leitura “Levar, Ler e Devolver” vão funcionar em espaços públicos, num regime self-service.
O empréstimo domiciliário fica assegurado mediante o cumprimento de determinadas regras, afixadas nos postos de leitura. O registo do empréstimo é efetuado pelo próprio utilizador no caderno existente para o efeito.
“A oferta bibliográfica é composta, maioritariamente, por publicações municipais, incidindo em assuntos da cultura e património locais e divulgando também as obras vencedoras do Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca, promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém”, diz a autarquia numa nota pública.
O restante acervo provém de ofertas feitas à Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.