Ainda a digerir e emoção da vitória na corrida principal da etapa de Vila Real do Campeonato Mundial de carros de turismo (WTCC), no passado fim de semana, o piloto portuense não tira o pé do acelerador no que respeita ao futuro.
No próximo mês, a 24 de julho, Tiago Monteiro completa 40 anos numa altura em que volta a sentir o lado doce do trabalho diário desenvolvido em prol da profissão que escolheu…por ser um apaixonado por motas, acabou por receber a primeira bomba de duas rodas quando tinha apenas oito anos.
O gosto por carros foi-lhe incutido pelo pai que também foi piloto “quando era mais novo”. E foi quando o pai voltou a correr por hóbi que Tiago sentiu a adrenalina da velocidade e foi descoberto por um piloto profissional.
Nessa altura, tinha 20 anos e estudava Gestão Hoteleira, mas trocou a carreira nos negócios da família pelo desporto automóvel. Depressa se destacou e acabou mesmo na Fórmula 1, batendo o recorde de estreante com mais corridas.
Três anos depois de correr na prova máxima do automobilismo, Tiago Monteiro ponderou a continuidade tendo em conta as dificuldades financeiras das equipas e abandonou, tendo optado pelo WTCC onde se tem notabilizado.
Com o primeiro lugar alcançado e os pontos somados em Vila Real, o piloto alcançou o segundo lugar do Campeonato do Mundo de carros de Turismo, passando a somar 143 pontos, menos 101 que o líder da competição, o argentino José Maria Lopez, da Citroen.
A próxima prova é na Argentina mas, apesar do adversário correr em casa, Tiago promete lutar pelo título. “Não vou desistir. Matematicamente ainda é possível e, apesar de precisar de um pouco de sorte para chegar ao primeiro lugar, vamos continuar a colocar pressão, porque ainda há muitas corridas e pontos para disputar”, frisou, há dias, o representante português da Honda.
Em todos os momentos, o apoio da família é fundamental. Casado há oito anos com Diana Pereira, Tiago tem na mulher o principal pilar para o sucesso, até porque ela é a sua fã número um. “Sem dúvida, sinto-me um homem de sorte”, confessou já mais do que uma vez referindo-se à ex-modelo.
O casal tem dois filhos, Noah, de seis anos e meio, e Mel, de oito anos, mas já confessou o desejo de aumentar a família. Adotar é uma hipótese considerada, sendo que “é tudo uma questão de timmings”.
Fotos: Tiago Monteiro