A RTP será a televisão oficial da 78ª Volta a Portugal Santander Totta. Entre 27 de julho e 7 de agosto, acompanhe todos os pormenores da maior competição nacional de ciclismo, ao longo de mais de 30 horas de emissão, que a RTP irá dedicar durante os 11 dias de prova.
A estação pública irá emitir diariamente os últimos 90 quilómetros de cada etapa, numa programação que terá lugar na RTP3, entre as 15h00 e as 16h00, e depois na RTP1, das 16h00 às 18h00. No RTP Play poderá acompanhar a etapa durante estas faixas horárias. A RTP3 irá acompanhar a competição, a partir das 12h30, no seu “Jornal de Desporto” com a transmissão do início das etapas.
Entre o prólogo de Oliveira de Azeméis e a consagração na cidade de Lisboa têm a palavra os homens que vão pedalar os exigentes 1.618,7 Km da 78ª edição da Volta a Portugal Santander Totta. As etapas da prova contarão com os comentários do habitual e imprescindível comentador RTP, Marco Chagas, que este ano contará com a companhia do jornalista Pedro Martins. A reportagem será assegurada por Alexandre Santos, Hugo Cadete e Pedro Teichgräber.
Paralelamente, haverá uma articulação natural entre a Volta a Portugal Santander Totta e o programa “Há Volta”. A RTP1, com pretexto de mostrar Portugal ao país, irá emitir diariamente, o programa “Há Volta”, em direto, entre as 10h00 e as 16h00, com exceção ao domingo de manhã, interrompendo apenas para o “Jornal da Tarde”, a partir das localidades de chegada da competição. A edição deste ano do programa “Há Volta”, apresentado pela dupla: Mário Augusto e Catarina Camacho e reportagem de Tiago Goes Ferreira, terá como principal objetivo a proximidade entre a RTP e o seu público. Tanto através da interatividade com o público presente, como com o telespetador, através de diferentes desafios lançados no programa.
Pela primeira vez o programa “Há Volta” conta com algumas parcerias institucionais. Em parceria com a ADENE, e numa rubrica denominada “A energia da Volta”, iremos apresentar algumas sugestões para a sustentabilidade e poupança energética, ao mesmo tempo que através de pequenos passatempos iremos divulgar ações para usar melhor a energia. O mesmo acontecendo com a Secretaria de Estado da Ciência e da Tecnologia com a rubrica “À Volta do Conhecimento” onde iremos fazer um retrato científico do nosso país.
No “Há Volta” existirá também uma rubrica denominada “Tempo de Pausa”, com a parceria do Inatel, onde faremos vários passatempos através de fotografias e ofereceremos um fim de semana numa unidade hoteleira do grupo.
A Antena 1, a rádio oficial da Volta a Portugal Santander Totta, acompanhará a prova em permanência com o jornalista Pedro Ribeiro. De segunda a sexta feira, acompanhe o “Diário da Volta”, às 22h30, na Antena 1 e conheça os momentos do dia, bem como uma antevisão da prova do dia seguinte.
Esta é uma das mais entusiasmantes e populares competições no panorama desportivo nacional e à qual a RTP se associa mais uma vez. Este ano, a RTP não perde o fôlego!