A água é um dos elementos fundamentais no corpo humano, nomeadamente na regulação da homeostasia celular. Consoante a idade, sexo e massa corporal total, a percentagem deste constituinte pode variar entre 45% a 75% do peso corporal total de um indivíduo.
Numa criança constata-se que esta percentagem ronda os 75%, devido à apresentação de menor taxa de sudorese comparativamente a um adulto, para condições térmicas idênticas, em que o esforço se assemelha na intensidade e duração.
Já num idoso, a percentagem de água ronda os 55% devido à diminuição da taxa de sudorese com o envelhecimento e a uma diminuição de fluxo sanguíneo cutâneo. A ausência deste elemento funcional do corpo humano pode acarretar, em poucos dias, a desidratação ou até mesmo a morte.
Funções da água
A água é absolutamente essencial ao metabolismo do corpo humano. Pode-se sobreviver dias e semanas sem alimentos, mas sem água a estimativa diminui para alguns dias devido à incapacidade do organismo de a armazenar.
Como desempenha um número elevado de funções no corpo humano pode-se afirmar que a água:
- É um solvente de reações bioquímicas;
- Empregue na homeostasia celular;
- Controla a temperatura corporal;
- Participa ativamente no metabolismo sendo essencial na manutenção do volume vascular;
- Transporta nutrientes a todas as células do corpo humano;
- Remove as toxinas que devem ser expelidas;
- Mantém o pH equilibrado;
- Apresenta-se em todos os fluidos corporais, onde lhe permite desenvolver funções mecânicas como absorção, lubrificação, limpeza e proteção.
Fontes alimentares
Necessidades hídricas ao longo da vida
Hidrate-se!