Quatro anos depois de “Not Your Kind of People”, os Garbage estão de volta ao mercado, ainda em “festa” pelo seu 20.º aniversário, com o álbum intitulado “Strange Little Birds”.
Rotulada como um dos maiores nomes do rock alternativo mundial, a consagrada banda norte-americana apresenta este novo trabalho que contempla 11 faixas e é revelador da experiência acumulada, ao longo dos anos, por Shirley Manson, Steve Marker, Duke Eriskson e Butch Vig.
Apesar da sonoridade evoluída, a verdade é que “Strange Little Birds” como que nos transporta para o início da carreira dos Garbage, resgatando a natureza do quarteto americano, com temas cujas mensagens visam a igualdade e procuram expor os problemas da sociedade.
Confira isso mesmo aqui em “Empty”, o primeiro single deste que é o sexto álbum de estúdio dos Garbage.
E eis que lhe apresentámos agora “Earth”, o mais recente trabalho de Neil Young com o seu jovem combo “Promise Of The Real”, que foi gravado ao vivo no ano passado. Trata-se de um trabalho que traz um impactante apelo à causa ecológica e proteção do planeta Terra.
A propósito disso, logo na primeira faixa, no caso “Mother Earth (Natural Anthem)” do disco “Ragged Glory”, de 1990, ouve-se a seguinte interrogação: “How long can you give and not receive?” (“Durante quanto tempo podes dar sem receber?”).
Para além dessa e de outras escolhas mais antigas, há ainda temas como “Wolf Moon”, do disco de 2015 “The Monsanto Years”, com os mesmos protagonistas deste concerto de rock/folk, que passa uma importante mensagem de reflexão sobre a preservação do nosso meio ambiente.
Numa entrevista recente, o músico, de 70 anos, revelou-se totalmente solto de qualquer obrigação comercial, incentivou os seus fãs a piratearem o novo álbum e ainda destacou a presença do reino animal neste trabalho singular. Entre também nessa onda, ouvido o “Wolf Moon” aqui:
Para terminar a semana, fica mais esta sugestão musical, a assinalar os 20 anos de carreira dos franceses Air. Este dueto esteve recentemente a atuar no nosso país e lançou, agora, “Twentyears”.
Falamos de uma antologia de cinco discos (3 CDs e 2 LPs), na qual consta uma seleção “best of” de temas provenientes da discografia da banda, embora o 2.º CD tenha várias surpresas, pois contém temas raros e que nunca chegaram a ser editados.
Há, de resto, um 3.º CD na versão Deluxe (cinco discos), com remixes para outros artistas mundialmente conhecidos, como são David Bowie, Depeche Mode ou Neneh Cherry.
Inspire-se agora neste “La Femme D’Argent”, do álbum “Moon Safari”, que foi editado em 1998.