Portugal está atravessar uma fase difícil por causa dos incêndios, sendo a Madeira a zona mais afetada.
Num verdadeiro cenário dantesco, as chamas continuam a destruir habitações e há já vítimas mortais a registar.
As imagens do horror que se vive no continente e na ilha continuam a invadir as redes sociais, situação que veio vincar a solidariedade de todo o povo português, como se verifica nas abundantes mensagens de agradecimento aos bombeiros que têm sido feitas nas redes sociais.
Várias figuras públicas usaram o Facebook, o Twitter e o Instagram para partilharem palavras de apoio ao povo madeirense e destacar a ajuda dos soldados da paz que não olham a meios no combate às chamas. Leia as mensagens deixadas online pelas caras conhecidas:
Dolores Aveiro: “A minha querida ilha se encontra quase toda consumida pelas chamas! Estou com o meu coração partido, a sofrer com a dor de todos os madeirenses. Por isso daqui mesmo de longe vos deixo a minha solidariedade à todos a madeirenses”.
Catarina Furtado: “Nenhuma homenagem poderá fazer jus à coragem destes homens e destas mulheres que enfrentam neste momento os vários incêndios que se alastram por todo o país – de norte a sul e também nas ilhas. São sempre a primeira linha de socorro de qualquer catástrofe, enfrentando o temível fogo – de que todos fogem – com todas as suas forças na defesa da população. Há uns anos li esta frase que me marcou e por isso recordo hoje: “Ser bombeiro é dar a vida”.
Obrigada, heróis e heroínas, pela protecção e um abraço apertado a todas as famílias que foram atingidas por esta calamidade”.
Ricardo Quaresma: “Um grande abraço para os bombeiros que um pouco por todo o Portugal combatem os incêndios e ajudam as pessoas que estão a fugir das chamas que consomem o trabalho de uma vida. Um abraço em especial para a ilha da Madeira. Coragem, vocês são campeões do povo”.
Diana Chaves: “Mais de uma centena de fogos está a consumir florestas e matos no nosso país! Temos neste momento mais de 3 mil bombeiros envolvidos no combate às chamas e eles precisam do nosso apoio!!! Vão até ao quartel mais próximo da vossa residência e ajudem com o que puderem. Obrigada Heróis de Portugal!”
Cuca Roseta: “O meu coração está com os todos os que combatem as chamas, sobretudo pelos nossos Bombeiros. Colaborem e ajudem, para que nada lhes falte. Meios, força, coragem e mantimentos. Qualquer gesto é certamente bem vindo. Um beijinho e obrigada a todos os bombeiros que lutam pelo nosso país!”
Marta Melro: “Infelizmente grande parte das pessoas só se lembra dos nossos bombeiros quando eles estão a dar o seu bem mais precioso: A VIDA, para salvar os nossos bens e a nossa vida! Que isso fique na nossa memória da próxima vez que virmos um bombeiro num semáforo ou a nossa porta a pedir um contributo para as suas corporações! OBRIGADA EM NOME DE TODOS NÓS !”
Luís Esparteiro: “Situação muito complicada no Funchal e em outras localidades no continente!
O sofrimento das pessoas e o esforço incansável dos Bombeiros no combate às chamas são imagens que marcam estes momentos difíceis.”
Oceana Basílio: “Que coragem e amor. Estamos todos com a Madeira e as zonas de Portugal que neste momento são devoradas pelas chamas. Inacreditável a força tão humilde dos nossos bombeiros. Onde anda o reconhecimento justo para estes homens? Onde está o investimento e preocupação sobre um assunto que reaparece todos os Anos? Já venderam o submarino para investir no que precisamos?”
Teresa Guilherme: “Um obrigada sem fim aos corajosos bombeiros que no nosso país de Norte a Sul e na Madeira enfrentam sem descanso o fogo para nos protegerem.
Partilhe esta imagem para lhes enviarmos uma onda de força e energia e os ajudarmos a continuarem a sua importante missão!”
Cláudia Vieira: “Sem palavras e com um aperto no coração a acompanhar o que se passa no país em particular na nossa ilha da Madeira… Obrigada a estes heróis que se entregam de alma e coração a esta luta
E muita força e coragem aos que vivem este pesadelo”.
César Mourão
Lourenço Ortigão: “O meu coração está com a Madeira… Que tragédia, que horror. Muita força para este povo maravilhoso e para a equipa de bombeiros, os heróis que lutam e arriscam as suas vidas para salvar outras. Estou com vocês”
Sofia Arruda: “Obrigada aos que estão a arriscar a vida para salvar o que é de todos nós. Vocês são do tamanho do mundo”.
Filipe Vargas: “Aqui há duas semanas fui pela primeira vez à Madeira e tudo o que possa dizer de bom é pouco, desde a simpatia de todos à maravilha da paisagem. Espero que este pesadelo acabe depressa e que o Funchal possa respirar de alívio quanto antes. E, como não podia deixar de ser, deixo aqui a minha homenagem e respeito aos bombeiros, esses heróis sucessivamente esquecidos e pouco apoiados.”
Mariana Monteiro: “Que TRISTE é ver um país inteiro a arder…no Continente e na Madeira, muita força e coragem para todos os que combatem as chamas e para todos os que ficaram desalojados.”
Diogo Morgado: “Um abraço de solidariedade às vítimas dos incêndios e um aplauso incrível aos nossos soldados da paz que lutam pra lá do possível. #prayforportugal”
Daniela Ruah: “Uma imagem vale mil palavras. #RezopelaMadeira , pelas vidas perdidas e desalojadas e pelos bombeiros e equipas de salvamento extraordinárias … #Portugal #Funchal #Madeira”
Júlia Pinheiro: “Passaram 26 anos …assisti ao fogo no centro do Chiado . E hoje voltamos a viver o mesmo inferno …Não sabemos quantas pessoas estão desalojadas , quantas habitaçoes foram destruídas . Um hospital foi evacuado se bem percebi o Jardim Botânico já foi afectado . A beleza do Funchal está desvanecer -se , queimada na incúria e suspeito na falta de uma resposta eficaz perante uma adversidade desta grandeza .”
Ana Moura: “Muita força para todos os afectados pelos fogos que estão a consumir o nosso país. Um abraço muito especial para a Madeira. As imagens que nos chegam da ilha são absolutamente devastadoras. Por favor, mantenham-se em segurança. Aos bombeiros e restantes envolvidos no combate aos incêndios a minha homenagem pela coragem e generosidade”.
Jessica Athayde: “Sinto-me completamente impotente, sinto que não há nada que possa fazer para ajudar o desespero dos madeirenses durante esta tragédia que parece não ter fim. É um dos sítios mais bonitos que conheço com pessoas simpáticas e humildes e a minha única vontade é apanhar um avião e ajuda-los a todos. E os bombeiros ? Os heróis que continuam nesta luta arriscando as suas vidas no meio deste caos descontrolado para salvar o que é de todos…Isto sim é uma grande Merda! Sugiro que todos aqueles que possam ajudem, o pouco que seja. Deixo-vos uma das sugestões. Vamos ajudar a Madeira!”
A representar Portugal nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, também Telma Monteiro deixou uma mensagem aos bombeiros portugueses: