Atualidade

Morreu o ator Gene Wilder

O ator que ficou famoso por filmes como “Willy Wonka and the Chocolate Factory”, de 1971, “Young Frankenstein”, de 1974, ou “The Woman in Red”, de 1984, morreu esta segunda-feira, aos 83 anos.

Gene Wilder faleceu na sua casa em Stamford, Conneticut, com “complicações associadas à doença de Alzheimer”, confirmou o sobrinho Jordan Walker-Pearlman em comunicado oficial. Gene foi diagnosticado com cancro – Linfoma de Hodgkin – em 1999.

Gene Wilder foi casado com a atriz e comediante Gilda Radner entre 1984 e 1989, ano que ela morreu de cancro nos ovários. Em 1991 o ator casou com Karen Boyer, com quem ficou junto até o fim da sua vida. Tem uma filha, Katharine Wilder, que adotou em 1967, época em que foi casado com a mãe dela, Mary Joan Schutz.

Especialista em comédia, Gene Wilder foi nomeado para os Oscares da Academia pelo seu papel no filme “The Producers/Os Produtores”, de Mel Brooks (1865), e pela co-autoria do argumento do referido “Young Frankenstein” – “Frankenstein Jr.” no título em português.

Mas foi a sua interpretação de Willy Wonka na adaptação de 1971 do livro de Roald Dahl “Charlie e a Fábrica de Chocolate” que lhe deu mais protagonismo. Excerto do filme que em português recebeu o título A maravilhosa história de Charlie.

Foi também realizador e ator de teatro e televisão.

Recebeu um Emmy, em 2003, pela sua participação especial na ‘sitcom’ Wll & Grace.