Um comboio descarrilou, ao início da tarde desta quinta-feira (08h30 hora local), em Nova Jérsia, nos Estados Unidos. Mais de 100 pessoas ficaram feridas, muitas das quais em estado crítico, e há para já a confirmação oficial de 3 mortos.
O acidente ocorreu em plena hora de ponta, na estação de Hoboken, naquele estado norte-americano, que fica a 8 minutos de distância de uma viagem de comboio de Nova Iorque.
De acordo com o que a imprensa norte-americana tem vindo a revelar, o comboio não abrandou à entrada do terminal, o que pode indicar uma falha de travões ou falha humana. Ainda não se sabe, naturalmente, as causas do acidente.
A composição saiu dos carris a toda a velocidade e avançou contra a parede da estação, provocando o colapso do tecto. Nas carruagens seguiam 250 pessoas e na estação estavam milhares de pessoas, até porque é uma das paragens com maior afluência pelos habitantes e também pelos nova-iorquinos. É provável que o número de mortos seja elevado.
Nas imagens já a circular nas redes sociais, em especial no Twitter, é bem visível a violência do embate. Os bombeiros e as equipas médicas continuam no local a socorrer os feridos, sendo que há pessoas que estão presas na estação e nas carruagens descarriladas.
“Vi uma mulher presa por baixo de um bloco de cimento. Há muitas pessoas a sangrar e a chorar”, disse uma testemunha citada pela NBC News.
Nova Jérsia é um dos estados norte-americanos com maior presença de portugueses emigrantes. Não há, para já, qualquer informação sobre a nacionalidade das vítimas.
At least 4 dead 100 injured in major train accident at #Hoboken #NewJersey just 5km from #NewYork pic.twitter.com/QthXt3LcRI
— MVT NEWS (@MyVoteTodayNews) 29 de setembro de 2016
Fotos e vídeo: Twitter