Nova Zelândia está em alerta de potencial tsunami nas áreas costeiras depois de terem ocorrido dois sismos de grande magnitude, esta quinta-feira, dia 1 de setembro.
As autoridades emitiram o alerta após o forte sismo de magnitude 7.1 na escala de Richter que atingiu na madrugada de sexta-feira (quinta-feira em Lisboa) aquele país.
O abalo teve o epicentro no mar, a 30 quilómetros de profundidade, a cerca de 167 quilómetros de Gisborne, ao largo da costa leste da ilha do Norte, uma das duas maiores ilhas da Nova Zelândia, segundo o Instituto de Geofísica Norte-Americano.
O segundo sismo foi sentido esta tarde. Com magnitude de 7.2, fez tremer o país a cerca de 170 quilómetros da costa. Não há para já registo de vítimas nem danos materiais.
A força do terramoto fez, alegadamente, estragos numa linha de caminhos de ferro. Pelo menos é o que garantem alguns utilizadores do Twitter que publicaram a imagem, sem certeza da sua veracidade.
Os residentes das áreas costeiras do distrito de East Cape foram aconselhados pela defesa civil local a saírem daquela zona.
Ontem, quarta-feira, já tinha sido noticiado um sismo de 5.7, sentido na mesma região, e outro de 5.5. Embora o mais forte tenha sido sentido em terra, não houve danos materiais significativos nem registo de pessoas feridas.
Fotos: Twitter