Recentemente, o Facebook anunciou que usaria os seus interesses para servir “melhores anúncios” para seus usuários, cada vez mais direcionados e personalizados. Não seria nada de novo, não fosse pelo fato de que a rede social passou a monitorar também o que você faz fora do Facebook para coletar informações para anúncios.
Isso significa que cada site que você visita, que contenha algum tipo de plugin do Facebook, vai te monitorar para enviar estas informações de volta para os servidores da rede social, criando um perfil cada vez mais detalhados sobre sua atividade online.
Felizmente, há um modo de impedir isso.
Acedendo na sua página à secção ‘Anúncios’, através do menu ‘Configurações’, procure ‘Anúncios baseados no meu uso de sites e aplicativos’.
Esta opção monitora as suas atividades online. Nas palavras do próprio Facebook, “se você visita sites de viagens, talvez veja anúncios de ofertas de hotéis no Facebook”. Na caixa de opções selecione a alternativa ‘Desativado’.
Por fim, aceda a ‘Anúncios em aplicativos e sites de empresas que não sejam do Facebook’ e selecione a opção ‘Não’. Ela evita que aplicativos e sites que não pertençam ao grupo Facebook usem informações da rede social em anúncios. A publicidade ainda é exibida, mas ela não levará em conta sua atividade na plataforma do Facebook.
Assim a questão fica resolvida.