Itália é um país mundialmente famoso pela sua gastronomia de pratos generosos capazes de alimentar famílias inteiras. No entanto, é também o que mais sofre com o alto índice de desperdício de comida.
Com o intuito de combater o problema, entrou em vigor nesta quarta-feira, 14, uma lei contra o desperdício de alimentos.
O plano ‘Spreco Zero’ (‘Desperdício zero’, em português) tem como objetivo promover a doação de alimentos para setores mais vulneráveis da população. A norma pretende poupar cerca de um milhão de toneladas de comida por ano.
Desta forma, o país deve conseguir economizar aproximadamente 12 biliões de euros anualmente. Segundo dados oficiais, os italianos deitam fora, em média, cerca de 76 quilos de alimentos, por ano.
O principal foco da norma são os alimentos que mantiveram os requisitos de higiene e segurança, mas que por algum motivo não foram vendidos. Além disso, os restaurantes serão agora obrigados a fornecer embalagens para que os seus clientes possam levar os restos das refeições pedidas para casa.