“Declaramos a abençoada Teresa de Calcutá santa”, foi assim que o Papa Francisco proclamou este domingo de manhã a santidade de madre Teresa. A cerimónia decorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, e foi assistida por mais de 100 mil pessoas, incluindo o brasileiro que foi curado milagrosamente por ela.
“Vamos inscrevê-la entre os santos, decretando que ela seja venerada enquanto tal por toda a Igreja”, afirmou o Papa, pronunciando a “fórmula de canonização” em Latim. Depois pediu que esta fosse inscrita nos livros dos santos da Igreja.
Ganxhe Bojaxhiu, a Madre Teresa, nasceu em Skopje (Macedónia), pequena cidade com cerca de 20 mil habitantes então sob domínio otomano, a 26 de agosto de 1910, no seio de uma família católica que pertencia à minoria albanesa, no sul da antiga Jugoslávia.
Terá curado miraculosamente um homem brasileiro, de 35 anos, afetado por uma grave doença no cérebro.
O seu trabalho nas ruas de Calcutá centrou-se nos pobres da cidade que morriam todas as noites, vestida com um sari branco, debruado de azul, a imagem com que o mundo se habituou a vê-la. Morreu a 5 de setembro de 1997, em Calcutá, aos 87 anos.
Veja aqui as fotos da cerimónia:
Fotos: Redes Sociais