Atualidade

Semana começa com temperaturas elevadas. Sete distritos em ‘Aviso Laranja’

De acordo com a informação disponibilizada no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Évora, Guarda, Santarém, Leiria, Beja, Castelo Branco, Portalegre vão estar sob ‘Aviso Laranja’ devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima.

O aviso nestes sete distritos vai vigorar entre as 10h00 de hoje e as 19h00 de terça-feira.

O ‘Aviso Laranja’ é o segundo mais grave de uma escala de quatro representando uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Já os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Coimbra, Aveiro e Braga estão sob ‘Aviso Amarelo’ igualmente devido ao tempo quente, sendo que nestes distritos o aviso vigora desde as 00h00 de domingo e prolongar-se-á até às 19h00 de terça-feira.

‘Aviso Amarelo’ é o segundo menos grave de uma escala de quatro e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Também as ilhas do grupo Central e Ocidental dos Açores se encontram sob ‘Aviso Amarelo’ mas devido à previsão de precipitação pontualmente forte e trovoada, entre as 06:00 (mais uma em Lisboa) e as 21h00 de hoje.

No caso das ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) o aviso amarelo referente a precipitação pontualmente forte e trovoada vai vigorar entre as 21:00 locais de domingo (22h00 em Lisboa) e as 12h00 de segunda-feira.

O aviso amarelo emitido pelo IPMA para o grupo Central (Terceira, Faial, Graciosa, Pico e São Jorge) relativo à precipitação pontualmente forte e trovoada vigora a partir das 06:00 locais (07h00 em Lisboa) de hoje, estendendo-se até às 21h00 do mesmo dia.

Para hoje o IPMA prevê tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina na faixa costeira das regiões Norte e Centro até meio manhã.

O vento soprará fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h), de noroeste no litoral a norte do Cabo Espichel durante a tarde, e de nordeste nas terras altas a partir do final da tarde.

O Instituto prevê ainda uma pequena subida de temperatura.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, descida da temperatura do ar, e aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes na madrugada e manhã, com possibilidade de trovoadas.

Já para a Madeira, o Instituto prevê períodos de céu muito nublado, com o vento fraco a moderado do quadrante norte.

Em relação às temperaturas, o IPMA prevê para hoje como cidade mais quente Santarém, com máximas de 43 Graus Celsius, 42 em Beja e Évora, 40 em Portalegre e Castelo Branco, 39 em Lisboa, 38 em Viseu, 37 em Vila Real e Faro, 36 em Bragança, Braga e Coimbra, 35 em Guarda e Sagres, 28 no Porto e 27 em Viana do Castelo. Angra do Heroísmo e Funchal chegam aos 25 e 23 em Santa Cruz das Flores.