O stress é um dos principais inimigos da boa forma das pessoas, contudo, sabe-se agora que o stress dos outros pode também interferir negativamente com o ganho de peso.
Segundo um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, as mulheres que são casadas com homens diagnosticados com stress crónico tendem a correr um maior risco de ganhar peso do que aquelas cujos parceiros não sofre desta condição.
Para a investigação, conta o site Eat This, Not That!, os investigadores norte-americanos avaliaram duas mil pessoas com casamentos de longa data (mais de 30 anos), que tiveram que responder a um inquérito sobre a circunferência da barriga, os níveis de felicidade na relação e o stress existente na vida a dois.
Depois de analisarem todos os dados recolhidos, os cientistas conseguiram notar que o stress do parceiro é um fator de risco para a mulher, mas não só. Embora seja em níveis menores e menos graves, também os homens podem ganhar uns quilos a mais quando a mulher está mais tensa, ansiosa e preocupada.
Na prática, diz o estudo, o stress pode levar a um aumento de 10% da circunferência abdominal das mulheres ao longo do ano, algo que, a médio e longo prazo, pode resultar não apenas nuns quilos a mais, mas também em problemas de saúde associados ao excesso de peso, como a diabetes e as doenças cardiovasculares.