Quem diz chocolate, diz outro alimento qualquer que nos deixa por vezes desejosos de os comer, sem sabermos porquê. Quando essa sensação é esporádica, tudo bem. Mas se é constante, pode indicar que o organismo necessita de algum tipo de nutriente.
Saiba então o que significa ter vontade de comer estes alimentos:
– Chocolate
Tristeza. E há uma razão para recorrermos sempre ao chocolate ou à caixa de bombons: o alimento aumenta a produção de serotonina (que regula o humor e demais emoções).
Se mesmo assim ficar com sentimentos de culpa, não se preocupe. Para a próxima pode sempre escolher um tipo de chocolate mais amargo ou então grão de bico e banana, que têm triptofano, e fazem o mesmo efeito.
– Gomas
Cansaço. Quando estamos com hipoglicemia (pouca glicose no sangue) ficamos sem energia. E as gomas têm açúcar suficiente para melhorarmos rapidamente.
Pode também comer frutas frescas e frutos secos, pois ajudam a controlar a glicemia durante mais tempo do que o açúcar.
– Café
Metabolismo lento. E a cafeína estimula-o, assim como o corpo e o cérebro. Mas há um limite: 4 cafés por dia.
O melhor mesmo, se o conseguir, é parar para poder descansar.
– Batatas fritas
Carência. Os seus carboidratos fornecem energia, gordura, estimula a sensação de prazer no cérebro (daí o facto de serem já descritas como viciantes) e confortam.
Mas como lhe falta nutrientes, coma amendoins ou castanhas torradas/assadas. A sensação é semelhante e mais saudável.
– Salgados
Pressão baixa. Quando estamos assim, ou com quebras de pressão, já sabemos que o sal nos ajuda a levantar esses níveis. E os salgados que existem no mercado estão carregados de sal.
Prefira as pipocas. Mas não as salgadas.
– Pão
Muito tempo sem comer. Quase a mesma coisa que no caso das gomas. Estamos com hipoglicemia e o carboidrato simples do pão aumenta esse nível.
Para que isso não aconteça, já sabe: coma de três em três horas, como é recomendado. Ou, na pior das hipóteses, prepare uma torrada integral com queijo.
– Queijo
A necessidade de comer queijo significa carência de cálcio. Este nutriente, para além de ajudar a formar e manter dentes e ossos saudáveis, tem ainda um papel essencial para o sistema nervoso central e muscular. Leite, iogurte, sardinha em lata, salmão, amêndoas e brócolos são boas fontes de cálcio.
– Carne
Necessidade: Ferro e zinco. Cada vez mais as pessoas deixam de consumir carne vermelha, causando-lhes falta de ferro. Para além disso, este desejo pode sugerir também falta de zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imunitário, o cabelo, as unhas e a pele. Para ingerir uma dose de zinco pode comer marisco, lentilhas, espinafres, queijo e pão integral. Deve também comer carne vermelha pelo menos uma vez por semana.