A trágica notícia do acidente de avião levava a bordo a equipa do Chapecoense – que matou 71 pessoas e deixou outras seis feridas na Colômbia – comoveu as redes sociais.
Ao longo de todo o dia, os comentários foram-se sucedendo bem como as mensagens de condolências. No rol de pessoas que lamentaram o sucedido, existiu particular destaque para jogadores de todo o mundo como Neymar, Lionel Messi e Iker Casillas.
No Twitter, horas depois da tragédia, a hashtag mais partilhada no mundo era #ForçaChape. Anónimos, imprensa e equipas de futebol usaram-na para demonstrar tristeza e solidariedade ao clube de futebol de Santa Catarina e restantes passageiros.
Na página oficial do clube foi ainda partilhado um emocionante vídeo onde se pode rever a alegria dos jogadores quando marcaram o “passaporte” rumo à final do campeonato Sul-Americano, que se realizaria na Colômbia e que entretanto foi cancelada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol.
Que essa seja a última imagem dos nosso guerreiros.#ForçaChape pic.twitter.com/Q1ZxF5h4sV
— Chapecoense (@ChapecoenseReal) 29 de novembro de 2016
Sobreviventes
Entretanto, um dos tripulantes que sobreviveu à tragédia deu uma entrevista à estação de rádio ‘Caracol de Colômbia’ explicando que escapou à morte por ter seguido as recomendações de segurança aconselhadas em caso de acidente.
“Perante a situação muitas pessoas se levantaram dos bancos e começaram a gritar. Eu sobrevivi porque segui os protocolos de segurança”, começou por dizer o comissário Erwin Tumiri que colocou as malas entre as pernas para “formar a posição fetal recomendada”, escapando com vida à tragédia.
Dos nove tripulantes apenas Tumiri e Ximena Suárez, assistente de voo, sobreviveram.
Três jogadores da Chapecoense foram resgatados com vida, mas o guarda-redes Marcos Danilo Padilha, de 31 anos, acabou por morrer já no hospital.
O guarda-redes de reserva Jackson Follmann, de 24 anos, e o lateral Alan Ruschel, de 27 anos, estão a ser assistidos no hospital e segundo o jornal local Noticias Caracol estão estáveis.
O jornalista brasileiro Rafael Henzel também escapou com vida do acidente assim como o defesa central Helio Zampier Neto.
Os restantes jogadores que não seguiam no avião são Neném, Demerson, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima.