(Atualizado às 11:35)
Os sobreviventes são os jogadores Danilo, Jakson Follmann e Alan Ruschel, a comissária Ximena Suárez e o jornalista Rafael Henzel. Há, contudo, 75 mortes a lamentar, porque, entretanto, as autoridades encontraram mais um passageiro com vida. Embora não seja oficial, a imprensa local revela que se trata de Hélio Hermito Zampier Neto, atleta brasileiro de 31 anos.
O avião da LaMia, matrícula CP2933, descolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e caiu na madrugada desta terça-feira, nas proximidades de La Ceja, na Colômbia. O aparelho estava previsto para aterrar em Medellin pelas 2.33 horas portuguesas desta terça-feira
Nele seguiam um total de 81 pessoas, 72 eram passageiros (48 integravam a comitiva da equipa brasileira de futebol, Chapecoense, 21 eram jornalistas e havia ainda três convidados) e nove tripulantes.
Inicialmente, seis pessoas foram resgatadas do local do acidente com vida, mas uma delas faleceu no caminho para o hospital. Um repórter da rádio colombiana “Caracol” presente no local informou que o avião se partiu em três.
Este acidente provocou ondas de choque um pouco por todo o mundo, sendo que várias equipas de futebol, bem como centenas de jogadores, já vieram publicamente lamentar o sucedido. A atual maior figura do futebol brasileiro, o avançado do Barcelona, Neymar, foi um deles e fê-lo de forma extremamente emocionada:
Entretanto, também o guarda-redes do FC Porto, Iker Casillas, bem como o colega de Neymar no Barcelona, Lionel Messi, reagiram ao sucedido:
Mis condolencias por el accidente de avión en el que viajaba el @ChapecoenseReal. Momento duro para el fútbol! Mucho ánimo y fuerza! pic.twitter.com/8mVTZaETu3
— Iker Casillas (@IkerCasillas) 29 de novembro de 2016
Our thoughts and prayers are with the family and friends of Chapecoense players and others who died. RIP#ForçaChape #ForçaChapecoence pic.twitter.com/6DMaCN5Azp
— Leo Messi (@messi10stats) 29 de novembro de 2016