Com o tempo cada vez mais incerto muitas vezes dispensamos os agasalhos e, como consequência desse “desleixo”, acabamos por sucumbir aos efeitos da gripe.
Febre, dores no corpo, tosse, espirros e um mal estar generalizado acabam por tomar conta do nosso corpo impedindo-nos de realizar simples tarefas do dia-a-dia.
E como é sempre melhor “prevenir do que remediar”, opte por se precaver antes do mal chegar. Como? É simples. Há alguns alimentos que o poderão ajudar a evitar a gripe.
Percorra a galeria e descubra quais:
Gengibre: alimento termogénico consumido como tempero ou adicionado a um copo de água, com propriedades que ajudam a eliminar toxinas.
Salmão: É um ‘super-alimento’ do qual poderá reter quer proteínas quer Omega-3, a substância que eleva a produção celular
Alho: tem ação anti-infeciosa e anti-inflamatória graças às suas caraterísticas ricas em cálcio e potássio
Batata: ricas em carbohidratos e antioxidantes, o seu consumo promove a produção celular.
O chá verde é um bom aliado contra a obesidade, segundo um estudo da Universidade de São Paulo, que verificou que o grupo que consumiu a bebida e praticou exercício físico apresentou maior perda de gordura, ganho de massa muscular e aumento da força. Também as mulheres que consumiram o chá, embora não se tenham exercitado, perderam peso e mantiveram a massa magra.
Probióticos: iogurtes e leites fermentados têm microorganismos que fortalecem o sistema imunológico. O iogurte natural é rico em cálcio e lactobacilos, que também ajudam a melhorar a flora intestinal.
Erva Doce: aumenta a resistência do seu corpo contra as agressões externas. As suas propriedades fazem com que o seu organismo fique mais capaz de combater vírus e bactérias.
Pimento vermelho: Sabia que este vegetal tem o dobro da Vitamina C dos citrinos? É o ideal para prevenir o vírus da gripe.
Cebola: possui quercitina, um potencializador da função imune, que além de prevenir doenças virais, combate também as alérgicas.
Mel: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o organismo.
Óleo de coco: rico em ácido láurico e caprílico, possui atividade antiviral e antibacteriana.
Couve: as folhas têm antioxidantes fundamentais para manter a imunidade em alta. Também possuem vitaminas A, B6 E B12, responsáveis pela maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções.