Felipe VI e Letizia, que na segunda-feira iniciaram no Porto uma visita de Estado de três dias a Portugal, deslocam-se esta tarde para Lisboa.
Depois do almoço, no Palácio da Bolsa, os monarca viajaram até à capital onde foram recebidos para uma cerimónia de boas-vindas – que começou pouco depois das 16h30 – nos Paços de Concelho.
Ali, o casal real recebeu das mãos de Fernando Medina a ‘Chave da Cidade de Lisboa’ das mãos de Fernando Medina. Depois de assinar o Livro de Honra, Felipe VI e Letizia foram brindados com dois fados, “Foi Deus” e “Barco Negro”, cantados ao vivo por Cuca Roseta.
Entre os discursos do rei e de Medina, os alunos da escola básico Adriano Correia de Oliveira e do Instituto Espanhol ofereceram quadros, enquanto o município escolheu como presente uma réplica em bronze da estátua de D. José I, original que se encontra na Praça do Comércio.
Em português, o rei de Espanha agradeceu a hospitalidade e a homenagem do autarca de Lisboa.
Os soberanos espanhóis participam hoje à noite num jantar oferecido pelo primeiro-ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa.
A visita de Estado dos reis de Espanha termina amanhã, quarta-feira, com um discurso de Felipe VI na Assembleia da República, um encontro com a comunidade espanhola na residência oficial do embaixador em Lisboa e uma visita à Fundação Champalimaud, que conta mais uma vez com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Fotos: Lusa e Casa Real Espanhola