Começaram por ser amigas em 2003 quando os Clinton se mudaram para Nova Iorque, cidade onde os Trump sempre viveram. Os pais também se davam bem: Hillary e Bill foram ao casamento de Donald e Melania em 2005.
Mesmo depois dos pais se afastarem, quer pessoal quer politicamente, Ivanka, de 34 anos, e Chelsea, de 36 anos, mantiveram a amizade.
A estratégia adotada pelas duas, numa altura em que os progenitores se defrontaram nestas eleições presidenciais norte-americanas, foi a de respeitarem a outra e voltarem à relação que tinham antes da campanha.
“Provavelmente não falei com ela antes das eleições, mas assim que passem voltarei a falar sem problema com ela! A nossa amizade começou antes da política pelo que irá durar mais do que a política”, disse Chelsea durante uma entrevista ao canal E! News.
Ambas sabem o que as une e o que as separa.
“Obviamente temos diferentes pontos de vista sobre o que acreditamos ser o melhor para o nosso país, pelo que vou a fazer todos os possíveis para apoiar a minha mãe durante todo este processo”, esclareceu Chelsea, que chegou a criticar a política de Donald Trump num discurso durante a campanha eleitoral.
Ao passo que este não chamou Bill Clinton de “mulherengo” durante um debate com a outra candidata por respeito ao facto da amiga da filha estar na sala.
“A nossa amizade nunca teve nada a ver com a política e espero que assim continue. Damos apoio incondicional aos nossos pais, como deve ser. Mas sem perdermos o respeito uma pela outra”, acrescentou Ivanka numa entrevista à revista ‘People’.
Chelsea é formada em História pela Universidade de Stanford, enquanto Ivanka – fruto do primeiro casamento do novo presidente dos EUA com a modelo checa Ivana – seguiu as pisadas do pai.
A única filha de Bill e Hillary, considerada a “responsável” pela não separação do casal depois do escândalo Lewinsky, não fazia intenções de enveredar uma carreira política.
Mas agora é provável que possa vir a ser deputada. De acordo com fontes próximas do Partido Democrata, citadas pelo jornal ‘New York Post’, a especialista em Relações Internacionais pretende candidatar-se a uma vaga na Câmara dos Deputados, caso a deputada Nita Lowey, de 79 anos, se reforme.
Se tal suceder, representará no congresso o 17º distrito de Nova Iorque. O mesmo onde fica Chappaqua, onde a família Clinton tem uma casa e onde Hillary foi vista pela primeira vez num passeio solitário, depois de perder as eleições.