Cada visita e receção oficial de elementos da realeza a um determinado país implica um planeamento ao pormenor. E é nesses pormenores que se nota o requinte que só existe no mundo da nobreza.
Quando os reis de Espanha entraram no jantar de gala desta segunda-feira em Guimarães, oferecido pelo presidente da República, foram servidos numa baixela (conjunto de objetos próprios ao serviço de mesa aparatosa) de Pierre-Philipe Thomire.
Trata-se de uma baixela de prata, única do século XIX. Todas essas peças do autor francês já desapareceram, pois, quando vieram os tempos difíceis, os donos preferiram derreter o metal. Exceto esta. Pertencia ao professor Reinaldo dos Santos, médico, historiador de arte e grande colecionador de pratas, que a adquiriu de uma família abastada.
Ficou depois na posse de Salazar, que exerceu o direito de preferência do Estado Português, tendo assim deixado de pertencer a um particular. O serviço foi levado para o Palácio da Ajuda e já foi usado em alguns jantares de Estado, nomeadamente quando os Príncipes de Gales, Carlos e Diana, estiveram em Portugal em 1987.
Pierre-Philipe Thomire era um artista, designer e escultor francês que nasceu em 1751. Apostou no bronze e fornecia todos os suportes de bronze dourado para a porcelana que se fazia no país. Enriqueceu durante a Revolução Francesa e em 1809 foi nomeado por Napoleão o ‘Gravador do Imperador’.
Esta segunda-feira (28), a baixela foi usada para servir a ementa constituída por consommé de presunto de Barrancos, tornedó de pescada com legumes, pudim abade de Priscos e gelado de tangerina. Foram ainda servidos vinhos do Dão, do Douro e da Madeira, sendo que no final da refeição não faltou o vinho do Porto.
Depois do jantar de gala no Paço dos Duques de Bragança, Felipe VI, a rainha Letizia e Marcelo Rebelo de Sousa regressam ao Porto.
Os reis dormiram no Hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas (5 estrelas), mesmo na Praça da Liberdade, que fica na baixa da cidade, no final da avenida dos Aliados e perto da Câmara Municipal.
Já o presidente da República dormiu no Sheraton Porto – Hotel SPA, a unidade hoteleira de 5 estrelas onde costuma ficar sempre que vem à Invicta.