“É um ano histórico para a restauração e gastronomia portuguesa. Parabéns a todos”, disse a diretora comercial da Michelin, Mayté Carreño, em português.
A gala de apresentação da edição 2017 do Guia Michelin para Portugal e Espanha aconteceu na noite desta quarta-feira, 23 de novembro, em Girona, na Catalunha, com a presença de cerca de 400 convidados, entre chefes de cozinha, empresários e governantes, e mais de 100 jornalistas.
No nosso país são 21 restaurantes a ter a estrela que distingue os melhores restaurantes de classe do país. Umas estrelas foram renovadas e nove foram conquistadas só este ano.
A Michelin destaca o “crescimento excecional” da distinção de uma estrela – de um novo restaurante, na edição deste ano, para sete novos estabelecimentos em 2017 -, “o que demonstra a forma como está a crescer o nível gastronómico em Portugal, e a resposta que este setor está a ter junto da maior parte da população”.
Veja a lista dos vencedores portugueses:
Duas estrelas Michelin:
NOVO: The Yeatman (Vila Nova de Gaia), Ricardo Costa
NOVO: Il Gallo d’Oro (Funchal), Benoît Sinthon
Ocean (Armação de Pêra), Hans Neuner
Vila Joya (Albufeira), Dieter Koshina
Belcanto (Lisboa), José Avillez
Uma estrela Michelin:
NOVO: William (Funchal), Joachim Koerper
NOVO: Casa de Chá Boa Nova (Leça da Palmeira), Rui Paula
NOVO: Antiquum (Porto), Vitor Matos
NOVO: Alma (Lisboa), Henrique Sá Pessoa
NOVO:Loco (Lisboa), Alexandre Silva
NOVO: LAB (Sintra), Sergi Arola
NOVO:L’And (Montemor-o-Novo), Miguel Laffan
Bon Bon (Carvoeiro), Rui Silvestre
Casa da Calçada (Amarante), André Silva
Eleven (Lisboa), Joachim KoerperFeitoria (Lisboa), João Rodrigues
Fortaleza do Guincho (Cascais), Miguel Rocha Vieira
Henrique Leis (Almancil), Henrique Leis
Pedro Lemos (Porto), Pedro Lemos
São Gabriel (Almancil), Leonel Pereira
Willie’s (Vilamoura), Willie Wurger
A classificação máxima – de três estrelas – foi atribuída ao restaurante Lasarte, em Barcelona. Apenas Espanha tem restaurantes (nove agora no total) com esta distinção. Portugal continua a não ter nenhum restaurante com a classificação máxima do ‘guia vermelho’ (‘cozinha de nível excecional, que justifica a viagem’).
No total, são nove os restaurantes com três estrelas, 28 com duas estrelas – dos quais cinco em Portugal – e 166 com uma estrela, 16 em Portugal.