Chegaram ao aeroporto do Porto esta manhã, onde tiveram uma receção com honras militares. Os reis de Espanha começam esta segunda-feira a visita de Estado de três dias ao nosso país e o Porto, primeira paragem do programa oficial, preparou-se a rigor.
Felipe VI e Letizia vieram de avião, sendo escoltados por duas aeronaves F16. Já em terra esse apoio chega através de 120 militares portugueses das três academias: Escola Naval; Academia de Alunos da Escola Militar e Academia de Alunos da Força Aérea.
Os regentes do trono espanhol chegaram à Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados num Rolls Royce presidencial, que pertencia ao almirante Américo Tomás, com apenas 10 minutos de atraso ao que estava estipulado na agenda.
A Escolta de Honra e Cavalo da GNR escoltou os reis, com recurso a 27 motas, um jipe e cavalos lusitanos. A música esteve a cargo dos 60 elementos da banda da Guarda Nacional Republicana.
Vários populares, muitos dos quais espanhóis, saudaram o casal real durante a volta de carro que fizeram pela Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados até parar na Câmara Municipal, onde foram recebidos pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Primeiro ouviu-se o hino espanhol, tendo sido dada uma salva de 21 tiros a cada dois segundos, e depois o hino português.
O chefe de Estado português encaminhou os reis para o interior dos Paços do Concelho, onde aguardava o autarca Rui Moreira, assim como outras personalidades, para a sessão solene, que decorre desde as 12h00.
Veja aqui as fotografias iniciais desta visita:
Fotos: Casa Real espanhola