Falta um dia para as eleições presidenciais norte-americanas e até se saber quem será o vencedor, as campanhas dos candidatos democrata e republicano continuam a ser esmiuçadas ao máximo pelos eleitores e não só.
Os mexicanos, por exemplo, foram muito ‘falados’ por Donald Trump. O empresário já disse que quer construir, pouco depois das eleições, um muro “impenetrável, físico, alto, poderoso” na fronteira entre os Estados Unidos da América e o México, evitando a entrada de imigrantes ilegais. Ou a imigração, em geral. E quer que sejam os vizinhos a pagar pela obra gigante.
Um grupo de arquitetos do Estudio 3.14 ‘ouviu as preces’ do candidato republicano e decidiu projetar um muro, em jeito de paródia. Partindo do estilo de Luis Barragán, arquiteto mexicano que foi dos mais influentes na área no século XX, e das cores vivas, inspiradas na arquitetura tradicional do país, nasceu assim uma barreira cor de rosa.
Um muro com uma extensão de 3145 quilómetros, que vai da costa do Pacífico ao Golfo do México, e feito à imagem da obra do já falecido arquiteto mexicano que ganhou o Prémio Pritzker em 1980.
“Porque o muro tem que ser bonito, inspirou-se nas paredes de Luis Barragán emblemáticas do México. Tira também partido da tradição em arquitectura de erguer muralhas megalómanas”, explicou o atelier, citado pelo site de arquitectura Dezeen.
A equipa, constituída pelo diretor criativo Leonardo Días Borioli e estagiários, desenhou o projeto: uma muralha que atravessa o deserto, as montanhas, a cidade de Tijuana, onde terá um centro comercial, uma prisão e um miradouro para se poder olhar para o país onde os sonhos se concretizam.
“Projetámos uma ‘Perversidade Deslumbrante’ – a parede de Trump em cor de rosa -, e isso chamou a atenção do mundo. Esta publicidade criou um encontro de pessoas interessadas num mundo sem barreiras. Vamos usar esta sátira “bonita” para pedir às pessoas para votar. Por favor, circule”, escreveu a equipa na sua página de Facebook, esta segunda-feira.
E assim nasceu o movimento ‘Unidos By The Wall’ (Unidos pelo muro), que pretende criar consciência, diálogo e debate sobre as fronteiras entre os países. A iniciativa partiu de estudantes universitários mexicanos.
“No âmbito das eleições presidenciais dos EUA e das suas relações bilaterais com o México, o muro materializa também todas as linhas imaginárias que nos separam do mundo. Inspirado pelo arquiteto mexicano Luis Barragán, a beleza e sedução do muro cor de rosa criam um espaço de encontro e diálogo para unir todos em torno das políticas migratórias e dos direitos humanos no mundo inteiro”, explicam na sua página.
Veja aqui as propostas deste arquitetos:
Fotos: Facebook e página ‘Unidos By The Wall’