Depois de uma vitória clara nas votações e de ter sido aclamado por unanimidade, o antigo Primeiro-Ministro português discursa hoje pela primeira vez como o novo secretário-geral da ONU.
António Guterres, de 67 anos, vai fazer o juramento sobre a Carta das Nações Unidas, naquela que é a sua tomada de posse, e depois irá traçar as linhas mestras do seu “programa de governo”, que devem incluir a resposta às crises globais e o processo de reforma da ONU.
A cerimónia começa às 10h00 (17h00 em Lisboa) na sala da Assembleia-Geral da sede da ONU, em Nova Iorque. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, António Costa, estarão presentes. Bem como outros representantes dos 193 estados-membros.
Primeiro será feita uma homenagem ao secretário-geral cessante, Ban Ki-moon, que fará o seu último discurso como secretário-geral perante o plenário.
Desde que foi aclamado pela Assembleia-Geral da ONU em outubro, António Guterres já visitou as capitais e reuniu-se com os líderes dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança.
Há já quem aposte que Guterres vai escolher duas mulheres para vice-secretário-geral e para chefe de gabinete, dado que as questões de igualdade de género foram um dos tópicos que salientou no seu discurso após a aclamação.
O mandato de cinco anos começa a 1 de janeiro de 2017.
Stay tuned! António Guterres set to be sworn in as next UN Secretary-General on Monday. pic.twitter.com/gUN2shQSWY
— United Nations (@UN) 11 de dezembro de 2016