Era “a cola que mantinha a realidade de pé” e “por mais de 40 anos, ajudou-nos a encontrar sentido na vida”.
Quem o diz é a revista britânica de música New Musical Express (NME), que escolheu David Bowie como a Personalidade do Ano de 2016.
“Em 2016 ele ensinou-nos a enfrentar a morte – nos seus próprios termos, sem medo, compromisso ou sentimentalismo, numa última notável corrida de criatividade”, continua a explicar a revista.
“Sabendo que o fim estava próximo, a maioria de nós provavelmente teria passado os últimos meses em casa na companhia das nossas famílias; em vez disso, ele estava ocupado a trabalhar num novo álbum [Blackstar], escolhendo confrontar a sua própria mortalidade em vez de humildemente capitular com ela. O cancro pode ter matado Bowie, mas nunca o derrotou. Quando muito, parecia encorajá-lo”, remata a NME.
Mas o cantor britânico, que morreu em janeiro deste ano, não foi o único a conseguir esta distinção. A revista escolheu outras personalidades, tal como Beyoncé “pelo seu despertar político”, a atriz Margot Robbie (do filme ‘Esquadrão Suicida’) que “afastou o sexismo que vem com uma recém-estrela feminina” e até Pikachu, devido ao Pokémon Go.
Veja o vídeo de homenagem a Bowie feito pela NME: