Tinha acabado de acontecer o jogo entre o Besiktas e o Bursaspor (sendo que os anfitriões venceram por 2-1) e ainda estavam numa conferência de imprensa quando se deu a primeira explosão.
Um carro armadilhado rebentou junto ao estádio do clube de futebol Besiktas, em Istambul, capital turca, no sábado à noite. Pouco depois um bombista suicida provocou nova explosão, num parque próximo do recinto desportivo.
De acordo com o ministro do interior turco, o duplo atentado causou a morte a pelo menos 38 pessoas, incluindo 30 polícias, e ferimentos em 155. Ainda segundo Süleyman Soylu, os autores dos ataques são os separatistas curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Entre as vítimas mortais incluem-se dois elementos “da família Besiktas”, informou este domingo o clube na sua conta no Twitter: os funcionários Tunç Uncu e Vefa Karakurdu.
Os jogadores de futebol do clube já mostraram a sua solidariedade.
“Das coisas mais tristes que tem”, escreveu Ricardo Quaresma no Instagram, publicando uma fotografia da explosão junto ao estádio.
André Castro, ex-jogador do FC Porto, salientou que se trata de “mais um dia muito triste neste país e cidade maravilhosa. Os meus sinceros sentimentos às famílias das vítimas”.
Josué Pesqueira, antigo futebolista do Porto, colocou uma imagem onde se lê ‘Pray For Istambul’ (Rezem por Istambul).
Vincent Aboubakar, que joga no Besiktas por empréstimo do FC Porto, recorreu às hashtags #istanbul, #PrayForIstanbul, #TerroreHayir, #NoTerrorism e #TerroreHepBirlikteHayir para mostrar o seu choque em relação aos ataques. Pouco depois recordou o seu falecido amigo Tunç Uncu.
O estádio do Besiktas colocou as bandeiras a meia haste e pôs ainda outras bandeiras da Turquia à volta do recinto como forma de mostrar que o “terrorismo nunca irá destruir o espírito, coragem e resiliência do nosso povo”.
Veja o momento exato da primeira explosão, captada por um vídeo amador. Nesse instante, o canal de televisão do Besiktas estava em direto da conferência de imprensa. Pouco depois ocorre a segunda explosão, onde se ouvem também tiros.
Massive explosion in #Istanbul pic.twitter.com/cI6ViWdIKc
— Ahmed Hassan (@SHAWSHANK5) 10 de dezembro de 2016
VIDEO: Moment of the explosion in #Istanbul caught on Besiktas TV live broadcast – @sporundibicom pic.twitter.com/YMKLj25oX3
— Gissur Simonarson (@GissiSim) 10 de dezembro de 2016
The Moment of the Second Explosion followed by loud gunfire. #besiktas #istanbul pic.twitter.com/3YC6CiUeLz
— Ahmed Hassan (@SHAWSHANK5) 10 de dezembro de 2016