Até ao final da semana o mau tempo é esperado em todo o país.
Hoje, quarta-feira, os períodos de chuva, por vezes forte, previstos durante a madrugada, levaram a Autoridade Nacional de Proteção Civil a emitir um aviso de risco de cheias rápidas.
Também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso amarelo os distritos do Litoral entre Viana do Castelo e Setúbal por causa da precipitação.
Há ainda a previsão de rajadas de vento na ordem dos 85 quilómetros por hora.
Em altitudes acima dos 1200 metros, em especial na serra da Estrela, está prevista a queda de neve. Existe ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada nas regiões Centro e Sul.
Para amanhã, quinta-feira, podem ocorrer aguaceiros e trovoada na região Sul até ao início da manhã e períodos de chuva a partir da tarde no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, e que poderá ser por vezes forte no litoral.
A queda de neve é prevista acima de 1200/1400 metros e espera-se a formação de gelo ou geada nas regiões do interior Norte e Centro, havendo ainda uma pequena descida da temperatura mínima.
O cenário será idêntico na sexta-feira, com uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul.
O tempo só deverá melhorar a partir de sexta-feira, mas no mar o estado vai-se agravar.
A Marinha “alerta a comunidade marítima e a população em geral que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas para a previsão de ventos fortes e agravamento do estado do mar, com ondas que podem atingir os 7 metros de altura”.