Ainda não é desta que deixam de haver comparações entre o atual presidente dos EUA e o seu antecessor. E provavelmente não será a última vez.
Agora o que está a agitar a internet e a imprensa norte-americana é o ‘CakeGate’. Sim, o escândalo do bolo.
No primeiro dia das celebrações da tomada de posse houve um jantar de gala em honra dos militares, acessível apenas por convite. E nesse baile, como manda a tradição, há um bolo para ser cortado.
Pois que o de Barack Obama era do conhecido chef pasteleiro e apresentador no Food Network, Duff Goldman, e o de Donald Trump não. Mas os bolos eram idênticos:
Quem lançou a discussão foi o próprio Duff Goldman. “O bolo da esquerda é o que eu fiz para a tomada de posse do Presidente Obama há 4 anos. O da direita é do Trump. E não o fiz. ?”, ironizou no Twitter.
O tweet mereceu 282 mil gostos, 136 mil partilhas e ‘apenas’ 6 mil respostas diretas ao chef.
O ‘buzz’ começou no mundo virtual e alastrou-se à comunicação social. O ‘Washington Post’ até fez toda uma notícia sobre o assunto. “O bolo inaugural de Trump foi encomendado para parecer exatamente com o de Obama, diz o pasteleiro”, dizia no título.
O jornal refere que não conseguiu obter nenhum esclarecimento por parte da Casa Branca, mas que a proprietária do ‘Buttercream Bakeshop’ de Washington, Tiffany MacIsaac, assumiu ter sido ela a autora. E que sim, enviaram-lhe uma fotografia do bolo do baile de Obama e pediram-lhe para o recriar.
“Eles vieram ter connosco há duas semanas, o que é bem em cima da hora, e disseram ‘Temos uma foto que gostaríamos de recriar'”, disse Tiffany ao Washington Post.
Esta ainda tentou incentivar o cliente a usar a foto como “inspiração”, como fazem com muitos outros, mas eles recusaram.
“‘Não, eles querem este bolo exato. É perfeito’. E dissemos: ‘Ótimo'”, recordou, sem especificar de quem veio essa ordem.
Duff Goldman voltou a recorrer ao Twitter para “lembrar o bolo fantástico que fiz e que o chef que o recriou fez um trabalho fantástico”.
“Obrigada pela conversa @Duff_Goldman. És um cavalheiro!”, agradeceu a ‘Buttercream Bakeshop’. “De nada. Vocês fizeram um bolo lindo! Passem pela @Charm_CityCakes [sua pastelaria] quando estiverem em Baltimore!”, retorquiu Duff. E tudo acabou em bem. E sem azedume.