O nome do mais recente trabalho de ‘Mundo Segundo’, figura incontornável do hip-hop português, foi retirado de um lema que partilha nas redes sociais desde há muito tempo. ‘Sempre Grato’ é algo que também está bem presente no conteúdo deste trabalho que surge como fruto de um ano e meio de gravações.
São sete temas que deixam o seu autor com a sensação de que este CD acaba por ser um EP – mais curto do que um álbum – e nos quais ‘Mundo Segundo’ demonstra toda a sua gratidão pela música, família e amigos, não necessariamente por esta ordem.
Quanto ao álbum, esse fica para mais tarde, porque agora a prioridade do homem dos ‘Dealema’ é o trabalho com outro hip-hopper bem conhecido dos portugueses: Sam The Kid. Até lá desfrute deste EP que tem muitas mensagens para lhe passar, além dos beats que foram colhidos de diferentes pessoas, conforme pode constatar no tema ‘Monólogo’.
O rock dos escoceses ‘Simple Minds’ fez furor em toda a década de 80 do século passado, mas as suas músicas perduraram no tempo. Com tanta qualidade, não podia ser de outra forma.
Agora mais maduro, o grupo veterano de Glasgow lançou em novembro último o álbum ‘Acoustic’ que reúne alguns dos seus principais êxitos ‘vestidos’ com uma nova roupagem, no formato acústico.
A ementa é, portanto, apetecível, sendo que a banda estará em Portugal neste ano de 2017 para apresentar esse novo trabalho. Nos dias 3 e 4 de maio atuarão nos coliseus de Lisboa e Porto, respetivamente.
A acompanhá-los nesta digressão estará a também banda escocesa ‘KT Tunstall’, que também colaborou na criação de ‘Acoustic’. Desta união surgiu o tema ‘Promised You A Miracle’ com o qual aguçamos o apetite dos nossos leitores para esta sonoridade ímpar:
Para fecharmos as nossas sugestões musicais da semana, voltamos à música do artista nacional. ‘Luísa’ é o quarto álbum de Luísa Sobral, uma das compositoras e cantoras mais importantes da nova geração de músicos portugueses.
Todavia, este disco foi gravado em Los Angeles, contou com a produção de Joe Henry e com músicos como Marc Ribot e Greg Leisz. Luísa Sobral até já tem, na sua carreira, um disco infantil, o que ajuda a vincar o amadurecimento que a cantora sofreu e que está bem patente neste último álbum.
Editado ainda em 2016, ‘Luísa’ é apresentado na noite desta quarta-feira, 1 de fevereiro, no Teatro Tivoli, em Lisboa, e depois seguirá viagem pelos quatro cantos do país.
‘My Man’ é o primeiro single do álbum e o tema que lhe deixaremos para ouvir. Antes disso, porém, saiba como Luísa Sobral se referiu a ele: “Quando ouvi a música do produtor deste disco, o Joe Henry, ouvi nela não só o cru do blues mas também o quente do folk, e foi uma das razões que me fez querer tanto trabalhar com ele. Esta canção demonstra bem o ambiente deste disco. Um disco onde o piano cede o seu protagonismo à guitarra. Um disco que mal posso esperar por tocar ao vivo.” Já falta pouco…