Está tudo a postos para o novo programa da RTP. Conduzido por Sónia Araújo, Sílvia Alberto, Jani Gabriel, Vanessa Oliveira e Tânia Ribas de Oliveira, o ‘Danças do Mundo’ é um formato que pretende prender o telespectador ao pequeno ecrã.
O programa, que arranca a 4 de março e vai para o ar aos sábados à noite, já dá que falar. Ao longo de dez emissões, poderá acompanhar as apresentadoras a viajar pelo mundo.
Acompanhadas pelo coreógrafo, as cinco caras da RTP têm três dias para aprender a dança tradicional de cada cidade, acompanhadas sempre de um bailarino local. No final de cada emissão mostram o que valem perante o público local.
No final, as cinco apresentadoras exibem as suas duas melhores coreografias perante os portugueses. A vencedora será escolhida por um júri que será constituído por Marco de Camillis e mais dois nomes da área do entretenimento. A 27 de maio será a grande gala final.
Cuba, São Tomé e Príncipe, Áustria, Índia, Brasil, República Dominicana, Argentina, Angola, Espanha e Cabo Verde serão o palco das descobertas, que incluem estilos como por exemplo o tango, o merengue, a salsa e a kizomba.
A aventura pretende ir para além da dança, já que o objetivo é que o telespectador conheça novos países e as suas culturas.
De acordo com Daniel Deusdado, Diretor de Programas da estação pública, a ideia foi criar algo inédito em Portugal. “Primeiro não tínhamos nenhum formato de dança na estação e nada assim no nosso país”, explicou na apresentação do programa aos jornalistas, resumindo o formato em duas palavras: “dança e alegria”.
Texto: Raquel Nunes e Fotos: César Lomba