Atualidade

Jurado do Masterchef Brasil atacado na internet por criticar Português

Já não é a primeira vez que o chef francês Érick Jacquin se vê envolvo em polémica por causa do que diz ou faz no programa. Agora que criticou um concorrente português e insinuou que ele não sabia falar Português, no Masterchef Brasil, que está a ser exibido na SIC Mulher, deixou a net em alvoroço deste lado do Atlântico.

O concorrente Nuno Codeço ficou incluído no grupo dos estrangeiros. Até aqui tudo bem, até porque havia um inglês e um argentino.

Mas o que indignou tudo e todos foi o facto de terem legendado Nuno, de 37 anos, e deste ter sido gozado pelo chef.

A também jurada Paola Carosella perguntou há quantos anos o português estava no Brasil, ao que este respondeu cinco. Érick Jacquin questionou logo: “Cinco anos no Brasil e nem fala português ainda?” (aos 04m02s do vídeo)

Terá sido uma “piada”, disse depois o chef. “No Masterchef [foi] uma piada. Quis me comparar. Faz 21 anos que estou no Brasil e eu não falo português ainda”.

“Gente, amigo português, amigo de Portugal, eu adoro o País”, salientou Érick.

A 3ª edição do Masterchef Brasil foi exibida no ano passado, mas só agora chegou à televisão em Portugal. Daí que a página de Facebook do jurado tenha sido só agora inundada de comentários e críticas de portugueses irados.

“Erick Jacquin, na próxima que queira opinar sobre o português falado por um concorrente nativo de Portugal, faça uma gravação sua, e ouça-a posteriormente!!!”, escreveu uma.

“Oh Chef e umas aulinhas de português que tal? Assim aprendia a escrever, a falar e posteriormente a respeitar o Português de Portugal que foi a língua ensinada ao povo brasileiro! Devia pensar nisso oh chefinho!!! E já agora peça desculpa ao concorrente português pela sua tremenda estupidez”, opinou outro.

Polémica à parte, Nuno Codeço conseguiu fazer parte do lote de concorrentes, depois de cozinhar bacalhau com natas. Mas – ‘spoiler alert’ – não vai ganhar.