Para alguns foi um final surpreendente o facto do musical não ter ganho a estatueta dourada principal, mas o que ninguém contava era que houvesse um erro que levasse a equipa de produção do filme receber o Óscar para de seguida lhe ser retirado.
A ‘culpa’ foi da troca de envelopes, que trazia o nome de Emma Stone em ‘La La Land’ – que ganhou na categoria de Melhor Atriz Principal – em vez de ‘Moonlight’, a película vencedora.
Warren Beatty e Jaye Dunaway, os apresentadores do Óscar de Melhor Filme, ficaram a olhar um para o outro durante algum tempo antes de anunciarem o vencedor. Mas alguns achavam que fazia parte do suspense.
Beatty deu-se conta do engano e pediu desculpas:
Warren Beatty explains what happened on stage. #Oscars pic.twitter.com/k0eMVvZ0to
— Variety (@Variety) 27 de fevereiro de 2017
“Quero dizer-vos o que aconteceu. Abri o envelope e dizia ‘Emma Stone La La Land’, daí ter olhado demoradamente para a Faye. Não estava a tentar ser engraçado”, afirmou Beatty, enquanto o anfitrião, Jimmy Kimmel, questionava: “O que é que tu fizeste, Warren?”
Isto já depois de ‘La La Land’ fazer a festa em palco:
Watch the moment #LaLaLand‘s filmmakers realized there was a mistake. #Oscars pic.twitter.com/mXQt6lv2aX
— Variety (@Variety) 27 de fevereiro de 2017
O produtor de ‘La La Land’, Fred Berger, disse que houve um erro e que era, afinal, ‘Moonlight’ o filme vencedor, gerando aplausos de parte da plateia. Berger sublinhou que teria orgulho em passar aquela estatueta aos colegas. E foi isso mesmo que aconteceu.
Uma vitória inesperada, em especial para ‘Moonlight’. Já em palco, o realizador e argumentista, Barry Jenkins, reconheceu que nem nos próprios sonhos o prémio poderia ser real: “Que se danem os sonhos, porque isto é real”.
.@BandryBarry: “Even in my dreams, this could not be true. But to hell with dreams, I’m done with it” https://t.co/AJ2ZXLGjn2 pic.twitter.com/FU3xkfqExF
— Variety (@Variety) 27 de fevereiro de 2017
Outros vencedores da noite
Além desta gaffe monumental, a 89ª edição dos Óscares ficou marcada pela vitória de um filme que fala da questão racial e discriminação dos homossexuais e de dois atores em papéis poderosos e com essa temática.
‘La La Land’, que partiu com 14 nomeações, conquistou seis Óscares, incluindo Melhor Realizador para Damien Chazelle, o mais jovem de sempre (32 anos) a vencer nesta categoria. O filme venceu ainda nas categorias de Melhor Atriz para Emma Stone, Direção Artística, Fotografia, Canção e Banda Sonora Original.
‘Moonlight’ venceu Melhor Argumento Adaptado e Melhor Ator Secundário para Mahershala Ali, para além de Melhor Filme. Três Óscares em oito nomeações.
‘Manchester by the Sea’ venceu dois Óscares: Melhor Ator Principal para o favorito – Casey Affleck – e Argumento Original. ‘O Herói de Hacksaw Ridge’ foi distinguido pela Mistura de Som e Melhor Montagem.
A Disney foi também uma vencedora com três Óscares: Melhor Animação para ‘Zootrópolis’, Curta de Animação ‘Piper’ e Melhores Efeitos Visuais para ‘O Livro da Selva’.
Esta foi a lista completa de vencedores:
Melhor Filme: Moonlight
Melhor Realizador: Damien Chazelle
Melhor Ator: Casey Affleck
Melhor Atriz: Emma Stone
Melhor Ator Secundário: Mahershala Ali
Melhor Atriz Secundária: Viola Davis
Melhor argumento original: Kenneth Lonergan
Melhor argumento adaptado: Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney, Moonlight
Melhor Filme em Língua Estrangeira: O Vendedor
Melhor Filme de Animação: Zootrópolis
Melhor Documentário: OJ: Made in America
Melhor Documentário (Curta-metragem): The White Helmets
Melhor Filme de Animação (curta-metragem): Piper
Melhor Curta-Metragem em Ação Real: Sing
Melhor Direção Artística: La La Land
Melhor Fotografia: La La Land
Melhor Montagem: O Herói de Hacksaw Ridge
Melhor Banda Sonora Original: La La Land
Melhor Canção Original: City Of Stars, La La Land
Melhor Mistura de Som: O Herói de Hacksaw Ridge
Melhor Montagem de Som: O Primeiro Encontro
Melhores Efeitos Visuais: O Livro da Selva
Melhor Guarda-Roupa: Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los
Melhor Caracterização: Esquadrão Suicida