No final do ano passado surgiu um estudo que mostra que o ovo, muitas vezes apontado como o culpado do colesterol alto e das doenças cardiovasculares, afinal até ajudava a reduzir o risco de AVC (acidente vascular cerebral).
Portanto a ideia de que o ovo tem de ser evitado, é mentira. Pelo menos é o que demonstram vários profissionais e estudos.
Nutritivo, rico em vitaminas e ainda ajuda a emagrecer, assim é o ovo.
A gema é uma das partes mais ricas em nutrientes, onde se concentram a maioria das vitaminas e minerais. Rica em ferro, vitaminas do complexo B e ácido fólico, é ótima no combate à anemia.
Alguns nutrientes importantes também presentes são zinco, selénio, fósforo e vitaminas A.
Outra substância presente na gema é a Colina, importante para o cérebro, coração e músculos. Ou seja, acelera o metabolismo e consequentemente ajuda no emagrecimento.
Já a clara é muito rica em proteína, ou melhor albumina, proteína que possui alto valor biológico. Ou seja, é altamente absorvida pelo organismo, ajudando assim na reparação e construção da massa muscular.
Nela se encontram todos os aminoácidos essenciais em quantidades adequadas. Além disso, ajuda a manter a sensação de saciedade, levando ao emagrecimento. E a albumina é livre de lactose e de gorduras.
E o melhor de tudo no ovo? É barato e de fácil acesso a todos.