É mais um daqueles desafios que se podiam tornar virais na internet, mas acima de tudo é uma demonstração de ilusão de ótica que ajuda a perceber como o nosso cérebro processa as cores.
Partimos com base nesta imagem de um bolo de morangos, onde apesar de ter um tom azulado, vemos o vermelho dos morangos. Certo? Errado.
Nem sempre o que parece é. Neste caso trata-se de um caso de correção de cor que é feita pelo nosso cérebro.
Apesar de vermos vermelho nesta imagem, vermelho é coisa que nela não existe. Todos os píxeis vermelhos foram retirados, ainda assim os nossos olhos teimam em ver morangos encarnados em cima do bolo. Esta é uma demonstração de “constância de cor”.
Explicam os especialistas que o nosso cérebro corrige o mundo que vê, tornando as cores constantes mesmo que os objetos em causa sejam filtrados por uma luz diferente.
A imagem dos morangos foi criada por Akiyoshi Kitaoka, um professor de Psicologia na Universidade de Ritsumeikan, no Japão, que também mostrou a imagem original no Twitter. Muito diferente? Nem por isso. Só não tem o tom azulado. Ou pelo menos é o que nosso cérebro nos faz acreditar.