Depois dos inúmeros pedidos de vários cibernautas (ou desejos, vá), uma boa notícia: o Facebook encontra-se em fase de testes da introdução das reações e de um botão ‘não gosto’ no Messenger. A ideia é simplificar a interação dentro de uma conversa.
Quando foi pedido ao Facebook que lançasse uma funcionalidade extra nas publicações, um botão ‘não gosto’, a rede social optou por lançar as reações, permitindo assim que os utilizadores se pudessem expressar melhor.
A nova funcionalidade, disponível apenas para alguns utilizadores, permite acrescentar reações às mensagens recebidas, entre elas, uma mão com o polegar para cima (gosto) e outra com o polegar para baixo (não gosto).
Segundo o TechCrunch, alguns utilizadores podem ver, depois de passarem o rato, um emoji ao lado das mensagens que receberam no Messenger e, ao clicarem, reagir à mensagem recebida. Entre as reações já conhecidas, surge uma pequena alteração: além da mão do ‘gosto’ ser amarela e não azul, como é normal, aparece ainda uma mão com o polegar para baixo, interpretado como o tão pedido botão ‘não gosto’.
“Estamos sempre a testar novas maneiras de tornar o Messenger mais divertido e atrativo. Este é um pequeno teste onde permitimos às pessoas que partilhem um emoji que melhor represente os seus sentimentos sobre uma mensagem”, confirmou o Facebook ao TechCrunch.
E o que é que isto significa? Que, caso os utilizadores de teste aprovem a ideia, é provável que seja espalhada pelo resto do mundo.
A empresa interpreta o novo emoji como um botão ‘não’, referindo que, uma vez que o Messenger é utilizado muitas vezes para planear alguma coisa, torna-se mais fácil interagir numa conversa de grupo utilizando uma reação específica para aquela mensagem em vez de uma resposta dirigida à pessoa em questão.
As reações do Facebook contam com mais de 300 milhares de milhões enviadas até ao momento, com a ‘adoro’ (com o símbolo de coração) a ser a mais utilizada.